REANTROPOFAGIA COMO REVOLTA DO LUGAR E TECNOLOGIA ESPIRITUAL NAS ARTES DE DENILSON BANIWA

Autores

  • Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD)/Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) https://orcid.org/0000-0003-2630-657X

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v20i2.98903

Resumo

A arte indígena contemporânea difunde contraimaginários e estéticas irreverentes que partem dos pluriversos ancestrais para se infiltrar nos espaços artísticos hegemônicos. Partícipe desse movimento, Denilson Baniwa se guia na ideia de Reantropofagia ao realizar montagens, sobreposições e intervenções que subvertem imaginários ocidentais por meio dos sentidos existenciais nascentes dos pluriversos indígenas. As maneiras em que ele consubstancia suas obras ao se apropriar de elementos do regime escópico ocidental se aproxima dos modos indígenas de saber-fazer e de ser-no-mundo que Anastácio Peralta conceitua com tecnologias espirituais. Nesse contexto, o ensaio parte das geografias criativas para analisar como a Reantropofagia de Denilson Baniwa potencializa-se como revolta do lugar e tecnologia espiritual indígena. Para tanto, utiliza a bibliografia da geografia cultural e de áreas afins, assim como trechos de entrevistas, poemas e manifestos do artista. Decifra-se que a Reantropofagia, como tecnologia espiritual, traz ao centro o devir-outro canibal que mobiliza contra-espaços de irreverências. As obras interpretadas evidenciam que as artes podem realizar (re)voltas nos, dos e com os lugares.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD)/Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG)

Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGG/UFGD). Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade de Goiás (IESA/UFG), com período sanduíche na Université de Paris Diderot; Mestre em Geografia pelo IESA/UFG e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

12/30/2025

Como Citar

Souza Júnior, C. R. B. de. (2025). REANTROPOFAGIA COMO REVOLTA DO LUGAR E TECNOLOGIA ESPIRITUAL NAS ARTES DE DENILSON BANIWA. Revista Geografar, 20(2), 213–237. https://doi.org/10.5380/geografar.v20i2.98903

Edição

Seção

Artigos