GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL A INUNDAÇÃO EM CORDEIRÓPOLIS/SP

Autores

  • Paulo Henrique Vieira UNESP - RIO CLARO

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92302

Resumo

As interações entre a sociedade natureza tornaram-se debates em congressos, fóruns e artigos científicos, principalmente a partir da Conferencia de Estocolmo (primeira grande reunião de chefes de estado para tratar questões relacionadas à degradação do meio ambiente) ocorrida em 1972, no qual debateu-se sobre os efeitos nocivos promovidos pelas atividades antrópicas. O espaço geográfico encontrava-se em estado de equilíbrio até o momento em que o homem passou a explorar e modificar os recursos naturais, com objetivo de atender seus interesses e necessidades. Dentre estas modificações estão as áreas urbanas, locais de intensos impactos ambientais, como: erosão, deslizamento de terras e inundações. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar áreas susceptíveis a inundações em todo o município de Cordeirópolis, o qual se localiza no estado de São Paulo. Visando atingir o objetivo do artigo, os procedimentos metodológicos foram divididos da seguinte forma: 1. Levantamento bibliográfico de dados (leituras e aquisição de dados sobre o tema); 2. Produção de mapas temáticos (aplicação das geotecnologias na elaboração de mapas em formato digital); e 3. Trabalhos de campo (conhecimento da área de estudo e verificação da qualidade dos mapas produzidos). Desta forma, com a integração de aspectos físicos e antrópicos de Cordeirópolis produziu-se um mapa de vulnerabilidade ambiental a inundação, visando determinar a fragilidade dos locais a esse fenômeno. Acredita-se que os resultados atingidos possam ser uteis na identificação e minimização de impactos ambientais em Cordeirópolis relacionados a inundação.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Vieira, UNESP - RIO CLARO

Professor colaborador de Geografia (licenciatura) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/JARDIM) no ano letivo de 2019. Doutor em geografia pela Unesp-Campus de Rio Claro, bolsista CAPES (2015-2017 ) e CNPq (2018). Fez Graduação e Mestrado em Geografia na UFMS, campus de Três Lagoas. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no período de 2008/2009 e 2010/2011. Colaborador Científico do grupo DIGEAGEO, Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias. Foi Analista de Geoprocessamento, na GEOPAMPA Ltda, durante Janeiro/2014 - Fevereiro/2015 (Texto informado pelo autor)


Publicado

2024-07-31

Como Citar

Vieira, P. H. (2024). GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL A INUNDAÇÃO EM CORDEIRÓPOLIS/SP. REVISTA GEOGRAFAR, 19(1), 226–244. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92302

Edição

Seção

Artigos