AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Aisllan Damacena Souza da Silva Mestre em Estudos Territoriais (PROET), Universidade da Estado da Bahia (UNEB).
  • Janio Roque Barros de Castro Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) – Universidade da Estado da Bahia (UNEB).

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i1.89718

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Cachoeira, Ensino de Geografia, abordagens culturais, música.

Resumo

O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Silva, A. D. S. da, & Castro, J. R. B. de. (2023). AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS. REVISTA GEOGRAFAR, 18(1), 85–109. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i1.89718

Edição

Seção

Artigos