AS DIMENSÕES CULTURAIS DA CIDADE DE CACHOEIRA-BA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v18i1.89718Palavras-chave:
Espaço Urbano, Cachoeira, Ensino de Geografia, abordagens culturais, música.Resumo
O espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se em um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se trabalhar com as questões urbanas nos espaços educacionais, de forma ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações coloniais do Brasil Império. Diante disso, a pesquisa desenvolvida que resultou no presente texto objetiva analisar, numa perspectiva critica, integrada e propositiva, as abordagens das questões culturais no ensino de Geografia a partir das especificidades da cidade de Cachoeira, fazendo-se uso de diferentes linguagens, com ênfase para a musical. Para a concretização do objetivo proposto fez-se uso de uma fundamentação teórico-conceitual acerca do ensino da Geografia e das abordagens culturais, em seguida foram realizadas entrevistas com três professores de Geografia do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em que esses professores falaram sobre suas concepções e modos de ensino ao se abordar o fenômeno analisado na ambiência educacional. O presente trabalho se constitui em relevante contribuição com a Geografia escolar em que através de interfaces dialógicas entre questões culturais, espaço urbano e ensino de Geografia, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, sobretudo valorizando a importância do cotidiano dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista concordam com os seguintes termos:
– os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista Geografar o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Geografar (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes;
- as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.