GEOGRAFIAS ARRUINADAS NOS HORIZONTES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: RESSIGNIFICAÇÃO E CONTINGÊNCIA RELACIONAL DO LUGAR NAS INSTALAÇÕES BEAM DROP INHOTIM (2008) E FISSURA (2011)

Autores

  • Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior Universidade Federal de Goiás/Doutorando em Geografia Universidade Estadual do Maranhão/Professor Substituto (Campus Caxias) http://orcid.org/0000-0003-2630-657X

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.84833

Palavras-chave:

Topocídio, Geografias Criativas, Geopoética, Carnalidade, Ruínas

Resumo

O ensaio objetiva interpretar como o ecocídio da Vale em Brumadinho/MG, na condição de sintoma das fraturas socioambientais do Antropoceno, ressignifica as instalações de arte contemporânea Beam Drop Inhotim e Fissura como lugares(-obras) de ruínas no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea. Para tanto, fundamenta-se teoricamente na associação entre a Geografia Cultural e a fenomenologia existencialista de Merleau-Ponty. Metodologicamente, opera-se em convergência às Geografias Criativas, de modo a utilizar as práticas artísticas tanto como objeto quanto como exercício investigativo. Nesse sentido, foram elaboradas poesias e ilustrações que colaboram para decifrar os nexos inerentes à problemática analisada. Compreende-se que a contingência relacional do lugar faz com que os sentidos experienciais das instalações sejam alterados como expressões de memento mori. Essa transformação tanatológica reitera nexos corpo-perceptivos da realidade geográfica de modo a salientar componentes afetivos, existenciais e corporificados dos lugares afetados pelo topocídio. Tal situação ecoa rumo a noção de lugar de ruina, o qual é desdobramento carnal da temporalidade presentificada de retorno à situacionalidade destrutiva que conforma o seu âmago. Pôde-se evidenciar que o encontro com geopoéticas de ruínas capitalistas metamorfoseia existências e significados espaciais intrínsecos às instalações. Destarte, abordagens crítico-criativas de operar interdisciplinarmente entre Geografia e Arte podem propiciar modos de explicitar as fissuras socioambientais do Antropoceno.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, Universidade Federal de Goiás/Doutorando em Geografia Universidade Estadual do Maranhão/Professor Substituto (Campus Caxias)

Doutorando em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade de Goiás, com período sanduíche na Université de Paris Diderot

Professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias

Publicado

07/24/2022

Como Citar

Souza Júnior, C. R. B. de. (2022). GEOGRAFIAS ARRUINADAS NOS HORIZONTES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: RESSIGNIFICAÇÃO E CONTINGÊNCIA RELACIONAL DO LUGAR NAS INSTALAÇÕES BEAM DROP INHOTIM (2008) E FISSURA (2011). REVISTA GEOGRAFAR, 17(1), 157–182. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.84833

Edição

Seção

Artigos