PERCURSO DIDÁTICO PARA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS EM TORNO DE UMA PROPOSTA

Autores

  • Francisco Tomaz Moura Júnior Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO) https://orcid.org/0000-0001-8713-3970
  • Marielly de Sousa Miranda Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO)
  • Lana de Souza Cavalcanti Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO) https://orcid.org/0000-0001-9463-2663

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.83634

Palavras-chave:

percurso didático, mediação didática, ensino de Geografia, pensamento geográfico.

Resumo

O ensino de Geografia tem o papel de propiciar a produção de conhecimentos críticos frente à realidade, por parte dos alunos, atuando como instrumento de leitura e compreensão de mundo. Por esse motivo, os estudantes são o foco do processo de ensino. Nessa concepção, surge a demanda de uma mediação que ultrapasse a mera exposição linear de conteúdos soltos, e se constitua metodologicamente possibilitando a análise dos problemas cotidianos enfrentados pelos estudantes por meio da apropriação de conhecimentos geográficos. Com o foco em um caminho metodológico, o trabalho em questão tem o propósito de elucidar as potencialidades da proposta de percurso didático para o ensino de Geografia de Cavalcanti (2014). Para isso, foram realizados levantamento e análise dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses publicados na Plataforma Sucupira entre os anos de 2014 e 2021 que abordaram o percurso. A análise indicou avanços significativos na aprendizagem dos estudantes, a partir dos percursos realizados, que levaram ao desenvolvimento da capacidade de reflexão e problematização de suas práticas cotidianas, no desenvolvimento e formação de conceitos científicos, na capacidade de articulação teoria/prática, na resignificação dos espaços de vivência, no desenvolvimento do raciocínio multiescalar e no desenvolvimento interpessoal. Além disso, os dados indicaram que o percurso didático possui um importante papel enquanto ferramenta de coleta de dados. Portanto, reafirma-se a validade e fertilidade das formulações apresentadas, entendendo-as como produto de uma relação dialética entre episteme e didática da Geografia, não sendo um receituário, mas passível de adaptação e aplicação a diferentes contextos e espaços.

Biografia do Autor

Francisco Tomaz Moura Júnior, Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO)

Graduado e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Jataí. Atualmente, é doutorando pelo mesmo programa, sendo também professor da Educação Básica na rede privada de ensino em Jataí (GO).

Marielly de Sousa Miranda, Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO)

Graduada em Geografia, na modalidade licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás, mestra pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante dos grupos de estudos Espaço, Sujeito e Existência - Dona Alzira, Cartografia para Crianças e Escolares (GECE), Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias (RECCI), Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC) e membro associado do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG). Atua principalmente nos seguintes temas: Cartografia Escolar, estudos sobre Pessoas com Deficiência, Ensino de Geografia, Ensino de Cidade, Mobilidade Urbana e Acessibilidade.

Lana de Souza Cavalcanti, Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha e na Universidade de Buenos Aires/Argentina. É bolsista produtividade 1D. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás, professora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás/Goiânia e da Universidade Federal de Jataí. É editora chefe da Revista Signos Geográficos. Tem experiência na área de Geografia e do ensino, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professor, lugar, geografia, cidade e espaço urbano. Coordena os Grupos de Pesquisa - Nepeg e Nupec, registrado no CNPq.

Publicado

07/24/2022

Como Citar

Moura Júnior, F. T., Miranda, M. de S., & Cavalcanti, L. de S. (2022). PERCURSO DIDÁTICO PARA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS EM TORNO DE UMA PROPOSTA. REVISTA GEOGRAFAR, 17(1), 9–29. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.83634

Edição

Seção

Artigos