ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DOS PARQUES PÚBLICOS EM BELO HORIZONTE- MG

Autores

  • Daniela da Conceição Lino Barbosa
  • Ana Márcia Moreira Alvim Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.82394

Palavras-chave:

Áreas Verdes. Parques. Planejamento. Qualidade Socioambiental.

Resumo

A presença de áreas verdes no espaço urbano influencia na qualidade de vida da população, pois estas áreas têm valor ecológico intrínseco, e são ainda opção de lazer e espaço sociocultural, por tudo isso estas áreas merecem atenção. Dada a relevância destas no contexto urbano, com a pesquisa, procurou-se analisar a qualidade socioambiental dos 18 parques localizados na região Centro-sul de Belo Horizonte a partir da avaliação de suas funções: ecológica, social e estética. Para cada função, foram selecionados dois parâmetros: Função Ecológica - Área Permeável e Elementos da Paisagem; Função Social - Mobiliário e Equipamentos e Mobilidade e Acessibilidade; Função Estética - Limpeza e Conservação e Qualidade Visual da Paisagem. A análise da qualidade socioambiental dos parques foi realizada após o levantamento de dados primários e secundários. Assim, constatou-se que os parques analisados desempenham importante Função Ecológica no contexto urbano pois, contribuem diretamente para a melhoria da qualidade ambiental do município. Nos parques analisados as Funções Social e Estética, apesar das situações específicas encontradas em cada unidade, também foram notadas, sendo que os parques apresentaram boas condições ambientais e sanitárias para o atendimento ao público.

Biografia do Autor

Daniela da Conceição Lino Barbosa

Graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2021). Atua como professora de Geografia na Educação Básica e em projetos socioeducacionais voltados para a Educação Ambiental e Cidadania.

Ana Márcia Moreira Alvim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós Graduação Geografia - Tratamento da Informação Espacial e compõe o Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação em Geografia da PUC Minas. Desenvolve pesquisas principalmente sobre os temas: espaço urbano (cidades médias e morfologia urbana), redes (urbana e migratória), movimentos pendulares e fluxos de pacientes.

Publicado

07/24/2022

Como Citar

Barbosa, D. da C. L., & Alvim, A. M. M. (2022). ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DOS PARQUES PÚBLICOS EM BELO HORIZONTE- MG. Revista Geografar, 17(1), 72–92. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.82394

Edição

Seção

Artigos