A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.82189Palavras-chave:
Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.Resumo
Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.
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