A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR

Autores

  • Carina Copatti Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó https://orcid.org/0000-0003-0485-388X
  • Carla Riethmüller Haas Barcellos Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.82189

Palavras-chave:

Música. Ensino de Geografia. Lugar. Regionalidades.

Resumo

Ensinar geografia no contexto contemporâneo tem sido algo desafiador aos docentes tendo em vista que, apesar da quantidade de recursos e estratégias didáticas e dos avanços na compreensão sobre os processos de aprendizagem, enfrentam-se dificuldades cotidianamente. Diante disso, o objetivo deste artigo é debater sobre a música compreendendo-a como possibilidade para o ensino e a aprendizagem de Geografia, considerando como centralidade o estudo do lugar e da regionalidade a partir desse recurso. Entende-se, nesse sentido, que ao ensinar Geografia o primeiro olhar precisa ser sobre o lugar, para a partir dele compreender outras espacialidades. Constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo intuito é tomar o aporte teórico como sustentação para, por meio dos conceitos basilares da geografia: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, depreender análises geográficas amparadas nas letras de músicas de temática regional. Nas propostas didáticas propõe-se que a música regional seja adequada a cada ano de aprendizagem, considerando a complexidade de cada nível cognitivo e relacionada a possíveis temas/conteúdos e conceitos que podem ser trabalhados em cada proposta. Para tanto foram selecionadas músicas conhecidas nas vozes dos intérpretes: Dante Ramon Ledesma e Joca Martins. Foram selecionadas oito canções, analisadas e compreendidas na sua relação com o conhecimento geográfico, tomando os conceitos elencados como basilares na interpretação e na proposição do uso destas músicas para abordar o lugar e as regionalidades.

Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó

Graduada em Geografia (2010) e Mestra em Educação (2014) pela Universidade de Passo Fundo-UPF. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ (2019). Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, 2020). Atualmente é Pós-doutoranda, bolsista PNPD-Capes na linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Foi avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático nas seguintes edições: PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio; PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020, anos finais do Ensino Fundamental; PNLD 2021 - objeto 1 - Projetos Integradores e objeto 2: Livros didáticos por área do conhecimento. Foi coordenadora adjunta na avaliação dos livros didáticos - PNLD 2019, versão de atualização à BNCC. Concentra suas pesquisas na área de Geografia e Educação, principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais, livro didático, educação geográfica e pensamento geográfico de professor. Trabalhou durante dez anos em escola do campo, atuando no ensino de Geografia para alunos do campo e indígenas, construindo pesquisas que envolvem ensino de Geografia, educação escolar indígena e educação do campo. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (EMGEOCS, UNIJUI), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES-UPF), do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa (GPETE-UFFS) e do Grupo de Pesquisa Investigadores Iberoamericanos em Educação Geográfica (IIEG).

Carla Riethmüller Haas Barcellos, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Bolsista dos programas PIBIC/UNIJUI (2006) PIBIC/CNPq (2006-2007) e Bolsista Voluntária (2007). Especialização em TICs - UAB/UFSM. Especialização em Coordenação e Supervisão Escolar - Prominas. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências - UNIJUÍ. Membro do grupo de pesquisas de Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais, linha Ensino e Cidadania - UNIJUÍ Participante do Grupo de Estudos Agrários e Culturais (ARCA), sediado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Experiência em Geografia Regional e Geografia Agrária e em Tutoria do curso de Geografia - UNIJUÍ. Professora da Rede Pública Municipal - Ensino Fundamental.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Copatti, C., & Barcellos, C. R. H. (2021). A MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: APORTES PARA COMPREENDER AS REGIONALIDADES A PARTIR DO LUGAR. REVISTA GEOGRAFAR, 16(2), 470–485. https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.82189

Edição

Seção

Artigos