A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TENDO COMO REFERÊNCIA A ESCALA LOCAL/REGIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.77418

Palavras-chave:

Escala Geográfica, Formação de professores, Material Didático, Relação cidade campo, Pesquisa Colaborativa

Resumo

O artigo traz informações e resultados de investigação realizada pela Rede de Pesquisa em Ensino de Cidade (REPEC), criada no ano 2007. O objetivo da REPEC é desenvolver estudos juntamente com professores do ensino básico, com objetivos de analisar demandas, realizar reflexões e produzir material didático. Neste artigo, a referência é a pesquisa mais recente empreendida por membros da equipe. Trata-se do projeto “Conteúdos Geográficos nas Escalas Local/Regional, no Contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, realizado entre os anos de 2017 a 2020, que teve como um dos seus objetivos analisar as políticas educacionais vigentes para o Ensino Médio, entre elas, a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, tendo em vista as possibilidades de abordar em sala de aula os conteúdos geográficos na escala local/regional. A justificativa de tal análise assentou-se na perspectiva do Enem de se constituir em instrumento/referência, na escala nacional, na seleção para entrada no Ensino Superior de Instituições Federais e para outros programas de assistência estudantil. A escala privilegiada pelo ENEM fez emergir para a equipe uma questão problema: seria possível ou mesmo necessário abordar no ensino médio temas em escala local face a esse privilégio da escala nacional? No decorrer da pesquisa, para experimentar essas possibilidades, foi levantada pelo grupo de professores participantes a demanda por produzir material didático com o foco nas temáticas urbanas em Goiás. Essa demanda resultou no desenvolvimento do material didático intitulado “A relação cidade-campo no território goiano”. Considera-se que o desenvolvimento da pesquisa teve resultados positivos na utilização do material para trabalhar com a temática no ensino médio e, além disso, contribuiu para o desenvolvimento profissional da equipe. Desse modo, acreditamos que a pesquisa colaborativa e a construção de material didático constituem-se importantes elementos na busca de uma Geografia significativa para professores e alunos

Biografia do Autor

Lana de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha e na Universidade de Buenos Aires/Argentina. É bolsista produtividade 1D. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás, professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás regional Goiânia e Jataí. É editora chefe da Revista Signos Geográficos. Tem experiência na área de Geografia e do ensino, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professor, lugar, geografia, cidade e espaço urbano. Coordena os Grupos de Pesquisa - Nepeg e Nupec, registrado no CNPq.

 

Maria Eduarda Andrade de Faria, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (FFLCH/USP) 2021-atual. Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG) 2017-2021. Foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os anos de 2017-2021. Atuou como monitora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG/UFG) entre os anos de 2017-2021. Participante dos grupos de estudo e pesquisa: Rede de Pesquisa em Ensino de Cidade (REPEC/LEPEG/UFG); Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (NUPEC/LEPEG/UFG); Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG/LEPEG/UFG) Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias (RECCI/LEPEG/UFG) e do Projeto Nós Propomos! Goiás (LEPEG/UFG) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FE-USP).

 

Kamila Santos de Paula Rabelo, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Foi professora Substituta do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG entre os anos 2009-2011 e 2013-2015 e coordenadora pedagógica no Centro de Seleção da UFG, entre os anos de 2010 a 2015, coordenando o vestibular e os processos seletivos da instituição e outros concursos em geral. Foi Assessora de Avaliação Institucional e da Aprendizagem do Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA, professora no curso de Pedagogia e Assessora Executiva da Comissão Própria de Avaliação-CPA da UniEVANGÉLICA. Exerceu a função de presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia- FIBRA de 2018 a 2020. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia e avaliação da aprendizagem. Avaliadora (ad hoc) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

Publicado

12/31/2021

Como Citar

de Souza Cavalcanti, L., Andrade de Faria, M. E., & Santos de Paula Rabelo, K. (2021). A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TENDO COMO REFERÊNCIA A ESCALA LOCAL/REGIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DE GOIÁS. REVISTA GEOGRAFAR, 16(2), 299–317. https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.77418

Edição

Seção

Artigos