AS BASES TEÓRICAS E EMPÍRICAS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA REGIÃO CULTURAL POMERANA NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Karen Laiz Krause Romig Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas
  • Sandro de Castro Pitano Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.71388

Palavras-chave:

Geografia cultural, região cultural, Rio Grande do Sul.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na perspectiva da geografia cultural que investigou a presença cultural dos pomeranos no Rio Grande do Sul, com o objetivo de definir a existência de uma região cultural pomerana no sul gaúcho, com base em um estudo teórico e empírico (entrevistas e observações de campo). Esta região foi definida teoricamente na geografia cultural pelo conceito de região, baseada na representação esquemática de Meinig (1965), sob a ótica do núcleo, domínio e franja. Nos procedimentos empíricos, levou-se em consideração as observações de campo que consistiram nas percepções dos autores sobre a paisagem cultural e as experiências do espaço vivido dos entrevistados. O artigo traz discussões referentes à geografia cultural, interligada com uma cultura específica, contextualizando ao leitor a imigração e adaptação do povo pomerano no Rio Grande do Sul, em que a adaptação desse povo e a perpetuação de seus hábitos culturais permanece até a atualidade, trazendo marcas para uma paisagem singular nesta região, que é aqui percebida por meio de uma análise teórica e empírica, buscando consistentemente a consolidação cartográfica de uma região cultural pomerana no sul do Rio Grande do Sul, levando em consideração temas norteadores da geografia cultural.

Biografia do Autor

Karen Laiz Krause Romig, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Atua nos seguintes temas: Imigração e cultura alemã pomerana; Escolas paroquiais luteranas e ritos de passagem. Atua também na área da geografia cultural e em estudos voltados para os atlas geográficos municipais.

Sandro de Castro Pitano, Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Unisinos. Atualmente é professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é membro da Action Research Network of the Americas (ARNA) e da Rede Freireana de Pesquisadores. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação Popular na Geografia: Ação e Pesquisa (GEPEG) e integra os grupos Mediações Pedagógicas e Cidadania, da Unisinos e Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, da Unisc. É autor, coautor e organizador de obras como: Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica (Appris); Paulo Freire, Jürgen Habermas e o ideal formativo da educação popular: cidadão ou sujeito social? (CRV); Educação popular e docência (Cortez). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e pesquisa participante.

Publicado

07/31/2020

Como Citar

Romig, K. L. K., & Pitano, S. de C. (2020). AS BASES TEÓRICAS E EMPÍRICAS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA REGIÃO CULTURAL POMERANA NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA GEOGRAFAR, 15(1), 142–160. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.71388

Edição

Seção

Artigos