A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROBLEMAS E CAMINHOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.69961

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação, Relações Étnico Raciais, Diversidade, Povos Indígenas.

Resumo

Este trabalho analisa como a temática indígena tem sido abordada, no ensino de geografia, após a implementação da Lei nº 11.645/08, que obriga o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, no ensino fundamental e médio, no âmbito do currículo escolar. O objetivo foi verificar a forma como o indígena é representado nos livros didáticos, para entender os principais problemas que levam a manutenção do senso comum e dos estereótipos, em relação à representação dos povos originários. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza por uma abordagem exploratória, que busca entender o estado da arte do problema, suas limitações e possíveis avanços. O resultado aponta para uma limitação do conteúdo indígena nos livros didáticos, na formação dos professores, mostrando que é preciso descolonizar o processo de ensino- aprendizagem e colocar estudantes e professores frente a culturas diversas, que foram e são protagonistas na produção do espaço brasileiro. Para isso, se propõem outro modo de abordar o tema, cuja base é a valorização de fontes produzidas pelos próprios indígenas, que são pautadas por outra racionalidade.

 

Biografia do Autor

Adilar Antonio Cigolini, UFPR

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Michelle Correa da Silva, Licenciada em Geografia pela UFPR. Professora da rede pública e privada do Estado do Paraná

Professora da rede pública e privada do Estado do  Paraná

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Cigolini, A. A., & da Silva, M. C. (2020). A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROBLEMAS E CAMINHOS. REVISTA GEOGRAFAR, 15(1), 82–100. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.69961

Edição

Seção

Artigos