DIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS NA AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO E QUALIDADE AMBIENTAL DA BACIA DO GUABIROBA, GUARAPUAVA, PR, BRASIL

Autores

  • Glauco Nonose Negrão UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Márcia Cristina Cunha UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v14i1.53497

Palavras-chave:

BIO-INDICADORES, BIO-MONITORAMENTO, ECOLOGIA DE RIACHOS.

Resumo

Comunidades de macroinvertebrados bentônicos representam elementos importantes na análise da estrutura e funcionamento de ecossistemas aquáticos, sendo utilizados na avaliação ambiental e monitoramento biológico. O objetivo deste trabalho foi caracterizar qualitativa e quantitativamente a macrofauna bentônica na bacia do Rio Guabiroba, área de manancial de abastecimento do município de Guarapuava, PR; avaliar sua integridade ambiental por meio da relação entre parâmetros físico-químicos e atributos funcionais da comunidade, em córregos com diferentes formas de uso e ocupação do solo. Foram coletados 1.248 macroinvertebrados aquáticos e semiaquáticos pertencentes a 34 táxons entre junho de 2016 a maio de 2017. As maiores riquezas taxonômicas e número absoluto foram observadas na primeira unidade amostral com 26 famílias e 451 indivíduos; e menor riqueza na segunda unidade amostral com 20 famílias e 395 indivíduos. A abundância e o número de táxons foi influenciada pelo pH, menor ocorrência de sólidos dissolvidos, menor condutividade e fracamente influenciada pela temperatura da água. A distribuição, estrutura e composição da comunidade de macroinvertebrados aquáticos na Bacia do rio Guabiroba, bem como seus parâmetros físicos químicos, foram influenciadas pelo uso da terra das unidades amostrais e sazonalidade climática. A referida bacia encontra-se em estado aceitável de qualidade ambiental. É evidente a diversidade taxonômica entre as unidades amostrais, evidenciando a relação direta com seu entorno ecológico e a necessidade de adaptações dos valores de tolerância para determinadas famílias e criação de parâmetros regionais. 

Biografia do Autor

Glauco Nonose Negrão, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Geógrafo, registro profissional CREA PR-119245/D, com graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia pela Universidade Paranaense (2005), graduação (licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização lato sensu em Gestão Ambiental pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2006), mestrado em Geografia da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Geografia da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - FATECIE, Paranavaí, PR, professor colaborador T-20 da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus Fafipa, entre março de 2010 a abril de 2013, professor colaborador T-20 da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - Campus Fecilcam, entre março de 2008 a janeiro de 2010 e professor colaborador na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - FATECIE, entre junho de 2008 a fevereiro de 2013. Atualmente é Professor Adjunto A vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, sendo anteriormente professor colaborador T-40, Regime TIDE, de abril de 2013 à agosto de 2015 pela mesma instituição e departamento. Também é pós doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UNICENTRO, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a partir de julho de 2013. Tem experiência na área de Geografia e Ciências Biológicas, lecionando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: geografia da saúde, biogeografia, ecologia, geomorfologia, geografia do Brasil, planejamento urbano e desenvolvimento regional, auditoria e perícia ambiental.

Márcia Cristina Cunha, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Geografia pela UFPR- Universidade Estadual do Paraná (2016) Bolsa CAPES (tema: monitoramento de processos em estradas rurais). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO (2011) Bolsa CAPES (tema: avaliação de caixas de contenção de sedimentos). Graduada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2006), atualmente Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR. Atuo como professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO desde 2007. PESQUISA: Tenho experiência em pesquisa na área de hidrogeomorfologia e Geotecnologias Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia aplicada, monitoramento de processos, sistema de drenagem em estradas rurais e mapeamento do uso do solo. Atualmente participo dos seguintes projetos: Análise dos dados coletados de abril a agosto/2015 da variação da profundidade do nível do lençol freático em locais de interceptação do fluxo subsuperficial causado por estradas rurais e o projeto Macroinvertebrados bentônicos indicadores de qualidade da água na Bacia do rio Guabiroba, Guarapuava, PR. Meus estudos são baseados em Geomorfologia de processos em vertente e Geotecnologias Aplicada a Gestão do Meio Ambiente. As minhas pesquisas têm sido desenvolvidas junto ao Laboratório de Erosão do Solo, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, o qual faço parte desde 2007. ENSINO: Atualmente leciono as seguintes disciplinas: Geotecnologias aplicada a Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Cartografia (Licenciatura e Bacharelado), Introdução à Modelagem em Geografia e Estatística Espacial (Bacharelado), Geologia (Bacharelado). Já lecionei também as seguintes disciplinas: Geomorfologia Ambiental (Licenciatura), Métodos de Pesquisa em Geografia (Licenciatura) e Biogeografia (Bacharelado). EXTENSÃO: Já participei de vários eventos de extensão no âmbito da Universidade como semanas de estudos. Fui orientadora do projeto de Extensão Universitária e Juventude: promovendo troca de saberes (2012-2013), e orientei alunos no curso de Especialização Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica, modalidade a distância (2016).

Publicado

08/26/2019

Como Citar

Negrão, G. N., & Cunha, M. C. (2019). DIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS NA AVALIAÇÃO DO USO DO SOLO E QUALIDADE AMBIENTAL DA BACIA DO GUABIROBA, GUARAPUAVA, PR, BRASIL. Revista Geografar, 14(1), 7–26. https://doi.org/10.5380/geografar.v14i1.53497

Edição

Seção

Artigos