REGIÕES JORNALÍSTICAS DO INTERIOR FLUMINENSE: AS ÁREAS DE MERCADO DOS JORNAIS DIÁRIOS E SITES DE NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS

Autores

  • Jacqueline da Silva Deolindo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF) Centro Universitário Fluminense (UNIFLU)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.50469

Palavras-chave:

Geografias da comunicação, Áreas de mercado, Jornalismo local e regional, Regiões jornalísticas do interior fluminense.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um estudo das áreas de mercado dos jornais diários e sites de notícias do interior fluminense, realizado em nossa tese de doutorado, na qual investigamos como se estruturam as firmas que produzem notícias e informação de proximidade em cidades pequenas e médias fora da região metropolitana e por que essas firmas estão onde estão? Nosso referencial teórico e metodológico são os estudos de geografia urbana, economia industrial e jornalismo local e regional. Entre os resultados que obtivemos e que apresentamos neste texto estão desenhos diferenciados do tipo ideal de região jornalística para jornais e sites em que o modelo de negócios determina o alcance da notícia, a área de apuração das reportagens e a área de exploração de receita.

 

Biografia do Autor

Jacqueline da Silva Deolindo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF) Centro Universitário Fluminense (UNIFLU)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), em Campos dos Goytacazes.

Publicado

02/15/2018

Como Citar

Deolindo, J. da S. (2018). REGIÕES JORNALÍSTICAS DO INTERIOR FLUMINENSE: AS ÁREAS DE MERCADO DOS JORNAIS DIÁRIOS E SITES DE NOTÍCIAS LOCAIS E REGIONAIS. Revista Geografar, 12(2), 170–195. https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.50469

Edição

Seção

Artigos