A MÚSICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CANÇÕES E REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS

Marcos Antonio Correia

Resumo



O texto coloca de forma sucinta a experiência empírica realizada no ensino médio em relação a música nas aulas de geografia: emoção e razão nas representações geográficas. Inicialmente indica a natureza e origem da pesquisa bem como seu diagnóstico e antecedentes teórico-metodológicos, assim como os primeiros contatos com os alunos. Apresenta-se de forma original, pois procura inserir a linguagem musical por meio de mapas mentais, reformulando a sua aplicabilidade, auxiliando em algumas ressignificações de conceitos e temas geográficos. Foi aplicada em uma 1.ª Série do Ensino Médio, em dois momentos: o subjetivo e o Intersubjetivo.



Palavras-chave


Geografia Escolar; Representações Geográficas; Música; Mapas Mentais

Texto completo:

Artigo Autorização


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v7i1.24632



Revista Geografar ISSN: 1981-089X