Projeto de extensão com agricultores do RJ: software para minimizar custos de adubação e ferramentas de melhoramento de gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.89379

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Adubação Orgânica, Otimização

Resumo

Um grupo de oito agricultores de diversos municípios do estado do RJ forneceu informações sobre os seus sistemas produtivos agrícolas para respaldar a elaboração de um plano de intervenção feito de acordo com as diretrizes do programa de fomentos de projetos de extensão denominado IF mais empreendedor, no presente trabalho coordenado por servidores do campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O objetivo do projeto foi compreender as principais etapas do processo produtivo dos agricultores para, usando estas informações, conseguir elaborar algumas sugestões de melhoramento no processo produtivo, o qual teve sua discussão iniciada pela apresentação de um software desenvolvido para dar acesso à uma composição de adubo otimizada, promovida pelo algoritmo simplex, a qualquer agricultor que tenha posse da composição de adubos orgânicos, seus respectivos preços e a recomendação de adubação da cultura. Durante as reuniões, ações pontuais para o aperfeiçoamento do software foram desenvolvidas, e ferramentas de melhoria no processo decisório foram apresentadas, como por exemplo o Método Multicritério de Suporte à tomada de decisão SAPEVO-M (Simple Agregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors; agregação simples de preferências expressas por vetores ordinais). Ao final dos 6 meses de interação entre os coordenadores do presente projeto, juntamente com seus bolsistas e os agricultores, estes puderam compreender aspectos básicos de ferramentas voltadas para a otimização da utilização de recursos de um modo geral, e aprenderam (e fomentaram o seu aprimoramento) como utilizar o software minimizador de custos da adubação orgânica. 

Biografia do Autor

Alexandre De Donato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral

Graduado em Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Mestre em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada pelo PPGFBA (Programa de pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é servidor público Federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando como Engenheiro Agrônomo na área de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Pinheiral-RJ.

Rosenclever Lopes Gazoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral.

Mestre em Ciências (Computação - ITA), Especialista em Gestão de Educação a Distância (UFJF), Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior (UGB), Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados (UniFOA). Professor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), do Centro Universitário Geraldo de Biasi (UGB) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atuou como responsável pelo Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino do UniFOA, tendo como principal projeto a construção e manutenção do ambiente de apoio ao ensino presencial da mesma, assim como participou do Núcleo de Educação a Distância do IFRJ na função de Coordenador de Design Instrucional e atualmente coordena o Núcleo de Educação a Distância do UGB tendo tido participação efetiva na aprovação deste centro universitário com nota máxima fornecida pelo MEC para a oferta de cursos a distância. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Banco de Dados e Programação. Outras áreas de atuação: Educação Presencial e à Distância. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à temática de inclusão, metodologias ativas de aprendizagem, inteligência artificial e big data.

Everaldo Zonta, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica

Possui graduação em Engenharia Agronômica e em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993), mestrado (1996) e doutorado (2003) em Agronomia (Ciências do Solo). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (Nivel 6 - CAPES), entre os anos 2013 a 2019, e chefe do Departamento de Solos, no período de 2002 a 2007. Participa de comissões internas e externa à Instituição. É Docente Permanente do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, ambos da UFRRJ e também Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UFF. Ainda, na UFRRJ, é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Atua na orientação de monografias, trabalhos de conclusão de curso, bolsistas de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorados nas áreas solos e meio ambiente. Coordena e participa de projetos de pesquisa na área Fertilidade do Solo e nutrição mineral de plantas, biomediação e uso de resíduos na agricultura. É Coordenador do Laboratório de Estudo das Relações Solo-Planta (LSP) da UFRRJ.

Ana Carolina Dias Goulart, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral

Cursando Licenciatura em Computação, no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro, com previsão de formação no ano de 2021.

Bolsista PIBIEX, do IFRJ Campus Pinheiral, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, já tendo desenvolvido e apresentado projetos, com foco em Direitos Humanos, Representações Sociais e o Cenário Educacional.

Estagiária na disciplina de Desenvolvimento Web e Arquitetura de Computadores, no curso técnico de Informática do IFRJ Campus Pinheiral.

Participante em projetos de processos de integração de plataformas EaD e Moodles na educação.

Integrante do Clube de Robótica, com desenvolvimento de alguns projetos no ramo, inspirados principalmente na robótica e o desenvolvimento educacional

Guilherme José Martins Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral

Produtor de Leite do Município de Santa Rita de Jacutinga, MG, Brasil, concluiu o curso técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Pinheiral, no ano de 2022.

Emmanuelly Lavínia da Silva, lInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral

Concluiu o curso técnicoC em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Pinheiral, no ano de 2022.

Referências

BORGES, V. Q. Software de interpretação e recomendação da necessidade de corretivos de solo e fertilizantes nas culturas do milho, soja e feijão na região do Cerrado. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

CARVALHO, F. H. de. Modelo de programação linear e sua aplicação com o uso da linguagem GAMS para o apoio nas decisões do sojicultor. 2021. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32044. Acesso em: 01 nov 2021.

CARVALHO, R. S; DIDOLANVI, O. D; FRANÇA, K. S; RODRIGUES, R. M. P; OLIVEIRA, R. L; REIS, L. O. Efeito de diferentes doses de adubação orgânica no desenvolvimento da couve manteiga no Vale do Submédio São Francisco. V.13 n.1 (2018):Anais de VI congresso Latino-americano de agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno 12 a 15 de setembro de 2018 , Brasília DF.

CORREIA, V. H. L. Síntese e otimização de um sistema de poligeração para uma indústria de laticínios. 2021. 91 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20911/1/VictorHugoL%c3%b4boCorreia_Dissert.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022.

COSTA PEREIRA, D. Otimização do custo de produção do café utilizando algoritmo genético. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S.l.], v.2, n.1, p.252–266, 2021.DOI: 10.47820/recima21.v2i1.73. Disponível em: http://www.recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/73. Acesso em: 4 jul. 2021.

DE ARAÚJO, M. D.; DE BRITO, ARAÚJO, Y. M.; DE OLIVEIRA, R. Governança da água: vulnerabilidade à escassez hídrica. Editora Amplla, Campina Grande, 2021, 58 p.

DE DONATO, A.; DOS SANTOS, M.; DE DONATO, I. M. L. Modelo de otimização de custos de adubação orgânica. Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 45 -65, 2021.

DE SOUSA, R. G. Desenvolvimento de um software para avaliação da nodulação da cultura da soja em ambiente de pesquisa. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) – Pontofícia Universidade Católica, Goiânia, 2021.

JALA, I; SILVA, C; NÓBREGA, R; OLIVEIRA, E. Crescimento inicial de manivas-semente de genótipos de mandioca em função de substratos orgânicos. Cadernos de Agroecologia – Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2, 2020.

MACIEL, L. M; TUNES, L. V. M. Benefícios e desafios da agricultura de orgânicos no Brasil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.6, p. 58614-58623 jun. 2021.

MARQUES, F. P.; ARENALES, M. N. O problema da mochila compartimentada e aplicações. Pesquisa Operacional, v. 22, p. 285-304, 2002.

MELGES, A. I. Pesquisa operacional aplicada à otimização de uma unidade de produção agropecuária do Oeste Paranaense. 2020. 130 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio) – Programa de Pós-graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, 2020. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/25461/1/otimizacaounidadeproducaoagropecuaria.pdf Acesso em: 02 ago. 2022.

MIRANDA, A. L.; SOLIANI, R. D.; DE FREITAS, C. G. Otimização de rotas de entregas: um estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. Revista Conexão na Amazônia, v. 2, n. 1, p. 152-169, 2021.

MOTA, Flávia Diniz. Modelo matemático para otimização na seleção de fertilizantes a aplicação via fertirrigação. 2020. 93f., Teses de doutorado (Pós-graduação em Agronomia, Irrigação e Drenagem) – Faculdade de Ciências Agronómicas da Unesp, Botucatu, 2020.

PRIEBE, H. A.; OLIVEIRA, R. R. A. O.; LUZ, A. R.; DORNELLES, E. S.; BEZERRA, G. A. S. DUTRA, D. V.; MARAN, V.; FERREIRA, P. A. A.; Modelagem para recomendação de calagem e adubação para as principais regiões produtoras de grãos do Brasil na linguagem SQL. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM, v. 40, p. 131 – 139, Cachoeira do Sul, 2019.

RIBEIRO, A. A.; DE ARAÚJO, E. C.; BAZZI, C. L. Prototipação de interfaces de aplicativo agrícola para smartphones: UX no processo de desenvolvimento. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 35639-35663, 2021.

RAYOL, B. P.; DE OLIVEIRA ALVINO-RAYOL, F. Integração ensino, pesquisa e extensão agroflorestal na amazônia central. Extensão em Foco, n. 19, 2019.

SALDANHA, C. F.; RIBEIRO, K. D. Eficácia do composto de cama de frango como adubo orgânico no cultivo de alface (lactuca sativa l.) em ambiente protegido. Sustentare, v. 5, n. 1, p. 49-62, 2021.

SANTAROSA, E. GOULART, I.C.G. dos R. PENTEADO JÚNIOR, J. PORFIRIO DA SILVA, V. Transferência de tecnologia para o sistema de produção de eucalipto. Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE). 2021. Disponível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131908. Acesso em: 2021-05-19.

SANTOS, D. J; SANTOS, J. C; PERIM, L. Fertilizantes Orgânicos na Produção Sustentável no Estado de Sergipe. Cadernos de Agroecologia – Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2, 2020.

SANTO, Maíra. Condicionantes da adoção de softwares de gestão de campo na agricultura. 2020. 83 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) - Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Pelotas, [S. l.], 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7142. Acesso em: 29 jun. 2021.

SANTOS, M. F. Software para quantificação via imagens digitais: determinação do teor de clorofila em óleo de soja. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4997. Acesso em: 27 Junho, 2021.

TAKANA, A. H. A; MERA, W. Y. W. L; SILVA, A. O; MELO D.M; VIEGAS, I. J. M; SILVA, D. A. S; JUNIOR A. M. G. S. Fertiup! – aplicativo de recomendações de adubação e calagem para plantas medicinais. Brazilian Journal of Development., Curitiba, n. 1, p. 430-440, 2020.

TRAUTMANN, A.P.B. Modelagem matemática e computacional da produtividade do trigo e otimização do uso do nitrogênio nas condições fenológicas e ambientais. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí-RS, 2020.

VAZ, M. C. S. Framework para modelos de mensuração de desempenho tecnológico em sistemas de produção agrícola. 2019. 140 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, [S. l.], 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4042 Acesso em: 29 jun. 2021.

WEDIG, M. F. Otimização de sistemas adutores de água utilizando técnicas de geoprocessamento. 2021. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/8872/TCC%20Mateus%20Felipe%20Wedig.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 04 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Donato, A. D., Gazoni, R. L., Zonta, E., Goulart, A. C. D., Resende, G. J. M., da Silva, E. L., & Araújo, C. da S. (2023). Projeto de extensão com agricultores do RJ: software para minimizar custos de adubação e ferramentas de melhoramento de gestão. Extensão Em Foco, (31), 228–247. https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.89379

Edição

Seção

Relato de Experiência