Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”

Autores

  • Nayara das Mercês Lúcio Fiuza Departamento de Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Dulcineia Gomes Umbelino Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Isabela Toffolo Marquetti Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Letícia Teixeira Matos Cunha Departamento de Direito, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Lucas Silva Barbosa Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Nicolas Gomides Hermenegildo Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Stella Cristine Ferraz Silveira Departamento de Artes Cênicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • Tanise Florentino Costa Amaral Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais
  • André Luis Silva Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-8991-5394
  • Julia Castro Mendes Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6323-5355

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, Curso online, Extensão, Dupla jornada de trabalho

Resumo

O crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.

Referências

BAYGAN, G. Les Femmes Entrepreneurs à la tête de PME: Pour une Participation Dynamique à la Mondialisation et à l’économie fondée sur le savoir. Document de référence, Atelier No. 4, Mieux connaître l’entreprenariat féminin. 2000.

BOLANHO, M.; STAMHKE, T.C.; dos SANTOS, B.Z.; CARRARD, M.; BENDER, C.R.; RUPP, C.J. Empreendedoras também são cientistas: em tempos de pandemia ação de extensão via Whatsapp. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 3, 2020.

CARVALHO, Cecilia Maria Resende Gonçalves de et al. Aproveitamento integral do coco babaçu como estratégia de educação e desenvolvimento social sustentável. Extensão em Foco, n. 21, ago. 2020.

DIAS, Maria Clara. No mundo, Brasil tem as empreendedoras mais prejudicadas pela pandemia: Pesquisa do Goldman Sachs analisou os impactos da covid-19 em pequenos empreendimentos liderados por mulheres no país. Disponível em: <https://exame.com/pme/brasil-tem-as-empreendedoras-mais-prejudicadas-pela-pandemia/>. Acesso em: 28 novembro 2021.

EMPREENDA MARIA. Página Inicial. Disponível em: <https://www.empreendamaria.com.br/>. Acesso em: 01 de dezembro de 2021.

GOV.BR. Brasil bate recorde de empresas abertas no segundo quadrimestre do ano: Mais de 1 milhão de novos negócios foram iniciados de maio a agosto de 2021. Casa Civil - GOV.BR. Disponível em: <https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/outubro/brasil-bate-recorde-de-empresas-abertas-no-segundo-quadrimestre-do-ano>. Acesso em: 17 outubro 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mulheres dedicam quase o dobro do tempo dos homens em tarefas domésticas: Outras formas de trabalho. Estatísticas Sociais, 26 abr. 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24267-mulheres-dedicam-quase-o-dobro-do-tempo-dos-homens-em-tarefas-domesticas>. Acesso em: 8 de dezembro de 2021.

IRME, Instituto Rede Mulher Empreendedora. EMPREENDEDORAS E SEUS NEGÓCIOS 2020: RECORTE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA. 2020. Disponível em: https://rme.net.br/pesquisa/ . Acesso em 8 de dezembro de 2021.

KOCH, Cleber; COUTINHO, Claudia Haas; VIANA FILHO, Marco Antônio; FACIOCHI, Patricia; de MATOS, Sheila Parnoff. O empreendedorismo e o mundo do trabalho: representações sociais da EJA. Saberes em Foco Revista da SMED NH, v.4, n.1, 2021.

LUBINA, Aline et al. Competências empreendedoras de mulheres: Estudo de caso em treinamento de empreendedorismo como extensão universitária. Revista Conexão UEPG, v. 16, n. 1, p. 2014310, 2020.

MARTINS, Cibele Barsalini et al. Empreendedorismo feminino: características e perfil de gestão em pequenas e médias empresas. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 3, n. 2, p. 288-302, 2010.

PAULA, Elias Vieira de; BISPO, Everton Rangel; AVELAR, Kátia Eliane Santos. O ensino remoto como metodologia ativa para o empreendedorismo e a inovação na educação básica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 10, p. 1346-1362, 2021.

SANTOS, Allana Resente et al. Extensão Tecnológica Inovadora para o combate ao COVID-19 através da Iniciativa Startup Experience da UFPR. Extensão em Foco, n. 23, junho de 2021.

SANTOS, et al. Investigação dos impactos iniciais da COVID-19 nos empreendimentos de serviços no Brasil. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG (artigo em revisão). 2022.

SEBRAE 2021a. Como a pandemia impactou os negócios liderados por mulheres: A crise do novo coronavírus atingiu diversos negócios pelo Brasil, impactando especialmente os liderados por mulheres empreendedoras. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/como-a-pandemia-impactou-os-negocios-liderados-por-mulheres,bd514f9e53bd7710VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em: 17 de outubro de 2021.

SEBRAE 2021b. Mas afinal, o que é empreendedorismo? Disponível em: <https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo/>. Acesso em: 30 novembro de 2021.

SEBRAE 2021c. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades: Empreendedorismo. Disponível em: <https://sebraemg.com.br/blog/empreendedorismo-feminino-desafios-e-oportunidades/>. Acesso em: 30 nov. 2021.

SEBRAE 2021d. Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino?: Empreendedorismo | Atitude Empreendedora. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 30 de novembro de 2021.

SEBRAE 2021e. Mulheres de Negócios. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/mulheresdenegocios> Acesso em: 05 de dezembro de 2021.

TEIXEIRA, R.M.; BOMFIM, L.C.S. Empreendedorismo feminino e os desafios enfrentados pelas empreendedoras para conciliar os conflitos de trabalho e família: estudo de casos múltiplos em agências de viagens. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 10, p. 44-64, 2016.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Fiuza, N. das M. L., Umbelino, D. G., Marquetti, I. T., Cunha, L. T. M., Barbosa, L. S., Hermenegildo, N. G., … Mendes, J. C. (2023). Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287

Edição

Seção

Relato de Experiência