Avaliação de Jogos de Prevenção ao Bullying por Estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.83039Palavras-chave:
Bullying, Criação de Tecnologia, Prevenção de Problemas Comportamentais.Resumo
Diante das graves consequências do bullying, que afetam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, torna-se relevante construir estratégias lúdicas e criativas, a fim de compor programas preventivos nas escolas, para o enfrentamento desse problema. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo avaliar a atratividade e o conteúdo de três jogos de prevenção ao bullying por meio da percepção de 30 crianças de 10 a 12 anos. Trata-se de um estudo de avaliação, realizado em Fortaleza, Ceará, com uma turma de 5º ano da Rede Pública de Ensino. Os jogos foram desenvolvidos pela equipe do projeto de extensão “Prevenir na escola” e possuem o objetivo de promover o ensino de habilidades sociais e a identificação de situações de bullying. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, acerca do conteúdo e da atratividade dos jogos. As respostas às perguntas abertas foram submetidas a uma análise qualitativa e os dados referentes às perguntas fechadas foram analisados quantitativamente, por meio de cálculo percentual. Aproximadamente 75% das respostas em relação à avaliação caracterizaram-se como positivas no que se refere à aprendizagem, ao conteúdo e à atratividade. Enquanto os dados qualitativos demonstraram que os jogos proporcionaram uma experiência positiva aos estudantes, por meio da possibilidade de jogar e aprender em grupo. Este estudo indica que os jogos aplicados se constituem em ferramentas lúdicas promissoras de prevenção ao bullying, pois se mostraram atrativas e interessantes para o público-alvo.
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