Avaliação de Jogos de Prevenção ao Bullying por Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.83039

Palavras-chave:

Bullying, Criação de Tecnologia, Prevenção de Problemas Comportamentais.

Resumo

 

Diante das graves consequências do bullying, que afetam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, torna-se relevante construir estratégias lúdicas e criativas, a fim de compor programas preventivos nas escolas, para o enfrentamento desse problema. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo avaliar a atratividade e o conteúdo de três jogos de prevenção ao bullying por meio da percepção de 30 crianças de 10 a 12 anos. Trata-se de um estudo de avaliação, realizado em Fortaleza, Ceará, com uma turma de 5º ano da Rede Pública de Ensino. Os jogos foram desenvolvidos pela equipe do projeto de extensão “Prevenir na escola” e possuem o objetivo de promover o ensino de habilidades sociais e a identificação de situações de bullying. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, acerca do conteúdo e da atratividade dos jogos. As respostas às perguntas abertas foram submetidas a uma análise qualitativa e os dados referentes às perguntas fechadas foram analisados quantitativamente, por meio de cálculo percentual. Aproximadamente 75% das respostas em relação à avaliação caracterizaram-se como positivas no que se refere à aprendizagem, ao conteúdo e à atratividade. Enquanto os dados qualitativos demonstraram que os jogos proporcionaram uma experiência positiva aos estudantes, por meio da possibilidade de jogar e aprender em grupo. Este estudo indica que os jogos aplicados se constituem em ferramentas lúdicas promissoras de prevenção ao bullying, pois se mostraram atrativas e interessantes para o público-alvo. 

Biografia do Autor

Dayse Lorrane Gonçalves Alves, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Steffany Rocha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Neuropsicologia (UNICHRISTUS). Mestranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento - PPGNEC/ UFPB. Foi membro do grupo de Pesquisa e Análise Estatística em Saúde Coletiva da UECE (2018-2019). Tem experiência como psicóloga clínica com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental e experiência como Psicóloga Educacional na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Possui interesse principalmente os seguintes temas: Neurociências, Psicologia baseada em evidências e Educação.

Antonio Torres Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi estagiário em Psicologia Clínica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UECE. Atuou como monitor bolsista pelo Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde Pró/PET-Saúde, no município de Maracanaú (Ceará). Foi membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (LEAPSI), atuando em um projeto de prevenção à violência escolar e promoção de saúde na escola.

Bruna Rodrigues Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda 8° semestre do curso de Psicologia. Bolsista de Iniciação Científica UECE (2019-2020). Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAUDE.

Ana Carina Stelko-Pereira, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga (UFPR), Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar) e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve trabalhos téorico-práticos com relação ao tema bullying, indisciplina e habilidades socioemocionais. Foi membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) e orientou disserttações e teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará. Publicou artigos e capítulos de livros sobre como fomentar um ambiente escolar saudável. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes. Teve um filho em 2018.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Alves, D. L. G., da Silva, S. R., Martins Júnior, A. T., Nunes, B. R., & Stelko-Pereira, A. C. (2022). Avaliação de Jogos de Prevenção ao Bullying por Estudantes do Ensino Fundamental. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.83039

Edição

Seção

Artigo Original