Competências interprofissionais: vivências no programa de educação pelo trabalho para a saúde.

Autores

  • Mariana Souza Batista Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jocellem Alves de Medeiros Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Edinara Lima de Oliveira Secretaria de Saude Publica do Rio Grande do Norte (SESAP/RN)
  • Delayne Azevedo de Oliveira Alexandre Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN
  • Luciana Fernandes de Medeiros Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ligia Rejane Siqueira Garcia Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-6039-481X

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78766

Palavras-chave:

Educação Interprofissional. Prática Profissional. Atenção à Saúde.

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar as experiências dos discentes e preceptores que compõem o grupo de Saúde Mental do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) sobre a Educação Interprofissional. O principal direcionamento dessa experiência foi a análise do trabalho em equipe e da clareza de papéis como competências interprofissionais em serviços de saúde de uma cidade do interior potiguar. Na atual edição, esse programa insere-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de proporcionar aos discentes, docentes e profissionais de diferentes campos da saúde vivências relacionadas à interprofissionalidade. Para isso, o grupo realizou visitas a serviços de atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando métodos de observação do cotidiano, diálogos com os profissionais e um estudo contextual. A experiência revelou desafios pertinentes à dinâmica de trabalho das equipes como o número reduzido de profissionais, resistência destes em realizar atividades comuns ao exercício profissional dos demais integrantes, estereótipos acerca das funções dos trabalhadores, dificuldades em relação à comunicação, planejamento e discussão de casos e, por fim, uma assistência psicossocial focada na renovação de receitas dos medicamentos com pontuais interconsultas. Em apenas um desses estabelecimentos, a atenção centrada no usuário e a comunicação efetiva foram melhor percebidas. Com tais resultados, a necessidade da inserção e discussão da interprofissionalidade na realidade desses contextos foi reafirmada. Apoiado na luta pelo rompimento da assistência fragmentada, o PET-Saúde apresentou aos participantes uma nova maneira de atuação, proporcionando, assim, uma maior visibilidade das competências interprofissionais.

Biografia do Autor

Mariana Souza Batista, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante de Psicologia da FACISA/UFRN

Jocellem Alves de Medeiros, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante de Enfermagem da FACISA/UFRN

Edinara Lima de Oliveira, Secretaria de Saude Publica do Rio Grande do Norte (SESAP/RN)

Assistente Social da V URSAP- SESAP/RN

Delayne Azevedo de Oliveira Alexandre, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN

Nutricionista da Secretaria de Saúde de Santa Cruz/RN

Luciana Fernandes de Medeiros, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Psicóloga. Professora da FACISA/UFRN

Ligia Rejane Siqueira Garcia, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Nutricionista. Doutora em Saude Coletiva. Professora da FACISA/UFRN

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Publicado

2022-01-27

Como Citar

Batista, M. S., Medeiros, J. A. de, Oliveira, E. L. de, Alexandre, D. A. de O., Medeiros, L. F. de, & Garcia, L. R. S. (2022). Competências interprofissionais: vivências no programa de educação pelo trabalho para a saúde. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78766

Edição

Seção

Relato de Experiência