Competências interprofissionais: vivências no programa de educação pelo trabalho para a saúde.
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78766Palavras-chave:
Educação Interprofissional. Prática Profissional. Atenção à Saúde.Resumo
O objetivo deste artigo foi relatar as experiências dos discentes e preceptores que compõem o grupo de Saúde Mental do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) sobre a Educação Interprofissional. O principal direcionamento dessa experiência foi a análise do trabalho em equipe e da clareza de papéis como competências interprofissionais em serviços de saúde de uma cidade do interior potiguar. Na atual edição, esse programa insere-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de proporcionar aos discentes, docentes e profissionais de diferentes campos da saúde vivências relacionadas à interprofissionalidade. Para isso, o grupo realizou visitas a serviços de atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando métodos de observação do cotidiano, diálogos com os profissionais e um estudo contextual. A experiência revelou desafios pertinentes à dinâmica de trabalho das equipes como o número reduzido de profissionais, resistência destes em realizar atividades comuns ao exercício profissional dos demais integrantes, estereótipos acerca das funções dos trabalhadores, dificuldades em relação à comunicação, planejamento e discussão de casos e, por fim, uma assistência psicossocial focada na renovação de receitas dos medicamentos com pontuais interconsultas. Em apenas um desses estabelecimentos, a atenção centrada no usuário e a comunicação efetiva foram melhor percebidas. Com tais resultados, a necessidade da inserção e discussão da interprofissionalidade na realidade desses contextos foi reafirmada. Apoiado na luta pelo rompimento da assistência fragmentada, o PET-Saúde apresentou aos participantes uma nova maneira de atuação, proporcionando, assim, uma maior visibilidade das competências interprofissionais.
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