Desafios e perspectivas da curricularização da extensão: uma análise a partir da percepção de coordenadores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97117

Palavras-chave:

Curricularização da extensão. Educação libertadora. Democratização do conhecimento.

Resumo

O artigo aborda os desafios e perspectivas da curricularização da extensão universitária, analisando sua implementação no campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFVCRP). A extensão universitária, integrada ao currículo, busca promover a interação entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade, visando uma formação mais ampla dos alunos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar padrões e desafios na implementação da curricularização da extensão. Os principais obstáculos apontados incluem a falta de engajamento de docentes e discentes, restrições financeiras e logísticas, além da sobrecarga curricular. Os coordenadores entrevistados enfatizaram a necessidade de maior integração entre extensão e pesquisa, flexibilização curricular e aumento do apoio institucional para garantir a sustentabilidade das atividades extensionistas. Apesar das dificuldades, a curricularização da extensão apresenta grande potencial para fortalecer o papel social da universidade, promovendo uma conexão mais sólida entre academia e comunidade e proporcionando aos estudantes uma formação mais abrangente e aplicada, capacitando-os para enfrentar problemas reais por meio de experiências práticas e interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rangel Ribeiro Marques, Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFVCRP), Rio Paranaíba, Minas Gerais.

Discente do Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba.

Miguel Ângelo Martino Filho, Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFVCRP), Rio Paranaíba, Minas Gerais.

Discente do Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba.

João Alfredo Costa de Campos Melo Júnor, Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFVCRP), Rio Paranaíba, Minas Gerais.

Pós-doutor em Sociologia pelo Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui experiência nas áreas de Teoria Sociológica, Pensamento Social, Sociologia do Trabalho e das Classes, pesquisando os seguintes temas: Epistemologia das Ciências Sociais e Históricas , Relações de Trabalho, Sindicatos e Sindicalismo, Ações Coletivas e Movimentos Sociais, Edward Palmer Thompson, Max Weber, Fiodor Dostoiévski e Nelson Rodrigues. Autor do livro As Novas Ações Coletivas e a Crise do Modelo Sindical Corporativista, publicado pela Editora Argvmentvm, com apoio da Fapemig. Autor do Capítulo Edward Thompson na coletânea "Os Historiadores" da PUC-RJ. Autor do Capítulo Fronteiras de um mesmo diálogo: Edward Thompson, Charles Tilly e as possibilidades da pesquisa em História da Educação,da coletânea "Nas Dobras de Clio: História Social e História da Educação", pela Mazza Edições.

Carlos Eduardo Artiaga Paula, Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFVCRP), Rio Paranaíba, Minas Gerais.

Doutor pelo programa interdisciplinar em promoção da saúde pela Universidade de Franca. Graduado e mestre em direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Anhanguera-Uniderp. Coordenador e docente do Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba/MG.

Referências

ALMEIDA, L. L. de; ARAÚJO, M. A. M. de; GUERREIRO, M. R. Extensão Universitária no Ensino Superior: o diferencial na qualidade acadêmica. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012. Anais [...].

ANDRADE, Gleiciane Sabino Mateus; BORDA, Odiones de Fátima. Curricularização da extensão universitária: um estudo sobre os desafios para a implementação nas condições atuais. Revista Uniaraguaia, v. 16, n. 3, p. 79-94, 2021.

ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; WIEBUSCH, E. M. Desafios Contemporâneos da Extensão Universitária: da invisibilidade à curricularização. In: X CONGRESSO IBERO AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA-CIDU, 2018. Anais [...].

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

_______. Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização e administração universitária no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 jun. 2024.

_______. Decreto n. 6.495 de 30 de junho de 2008. Institui o Programa de Extensão Universitária - PROEXT. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1. jul. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6495.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.

_______. Lei n. 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 nov. 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 13 jun. 2024.

_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.

_______. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 13 jun. 2024.

_______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014 – 2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 jun. 2024.

FERREIRA, A.; AMARAL, M. G.; LACERDA, P. T. A inserção da universidade pública no processo de inovação e desenvolvimento regional: um estudo de caso exploratório. In: XXXIII ENCONTRO DA ANPAD. São Paulo: 2009. Anais [...].

FÓRUM DE PRO REITORIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS-FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://proexc.ufu.br/sites/proexc.ufu.br/files/media/document//Politica_Nacional_de_Extensao_Universitaria_-FORPROEX-_2012.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. “Curricularização” da Extensão Universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública In: XIII CONGRESO LATINOAMERICAN DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA, Havana, 2015. Anais [...]. Disponível em: https://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/files/2016/06/1_Artigo_Curricularizaca_da_Extensao_Universitaria_no_Brasil.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.

LEITE, F. C. L.; HELLMANN, R. M. Curricularização da Extensão Universitária: case de sucesso no CST em Gestão de Turismo – IFSC/SC. Revista Extensão em Foco. Palotina, n. 30, p. 14-31, jan./jul. 2023.

MIGUEL, J. C. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional, v. 19, n. 50, p. 3, 2023.

NETTO, J. C. L. Gasto público e execução orçamentária: uma análise da aplicação de recursos na área de extensão no âmbito da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, no período de 2015 a 2017. João Pessoa, 2019, 139 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

OLIVEIRA, C. V. N. C.; TOSTA, M. C. R.; FREITAS, R. R. Curricularização da extensão universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Production Engineering, v.6, n. 2, Edição Especial “Gestão Pública”, 2020, 114-127p.

PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, 2019.

PEREIRA, V. H. S. Análise do financiamento público da extensão universitária no âmbito da Universidade Federal do Cariri, no período de 2016 a 2020. 2021. Natal, 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – UFRN, Natal, RN, 2021.

SANTA ANNA, J. Para além dos muros da universidade: prática docente na extensão universitária. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 8, n. 1, p. 226-246, 2020.

SANTOS, F. S. Financiamento Público das Instituições Federais de Ensino Superior-IFES: um estudo da Universidade de Brasília - UnB. Brasília, 2013, 69 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília. Brasília, 2013.

SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Ribeiro Marques, R., Martino Filho, M. Ângelo, Melo Júnor, J. A. C. de C., & Artiaga Paula, C. E. (2025). Desafios e perspectivas da curricularização da extensão: uma análise a partir da percepção de coordenadores universitários. Extensão Em Foco, 1(37), 1–21. https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97117

Edição

Seção

Artigo Original