Extensão universitária: As concepções em ações orquestradas por licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.79458Keywords:
Extensão Universitária, concepções de extensão, Educação FísicaAbstract
Considerando a meta presente no Plano Nacional de Educação (PNE) onde pelo menos 10% do total de créditos curriculares dos cursos de graduação deveriam ser direcionados para a Extensão, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou as atividades de extensão obrigatórias nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Assim, em 2017, a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) tornou a creditação de extensão obrigatória, implementando-a em quatro Requisitos Curriculares Suplementares (RCS): Universidade e Extensão; Educação Física, Dança e Extensão; Atividades de extensão; e Portfólio. Dentro do segundo RCS, no 2° período da graduação, os discentes são convidados a conhecer projetos já existentes na EEFD para posteriormente organizar a proposta de um novo projeto de extensão. Desse modo, o presente estudo buscou analisar os objetivos descritos nos projetos de extensão elaborados por licenciandos em Educação Física da EEFD/UFRJ durante o segundo RCS Educação Física, Dança e extensão, observando como as ações estão sendo propostas e de quais concepção de extensão elas têm se aproximado, assistencialista ou não assistencialista. A análise dos projetos revelou uma predominância das áreas temáticas Educação e Saúde, a escola como o principal espaço para o desenvolvimento das ações e o protagonismo da concepção assistencialista, com pistas de objetivos alinhados à perspectiva unilateral na relação Universidade e demais segmentos sociais.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República, Casa Civil, Brasília, 1996.
BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, DF,09 janeiro 2001.
BRASIL, Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE Brasília, 2014.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da; SANTOS, Angela Bretas Gomes dos; SANTOS, Renato Sarti dos; OLIVEIRA, Cláudia Dias de; NOBREGA, Tatianne Filgueira da. A creditação das ações de extensão na EEFD-UFRJ: a produção dos estudantes do curso de licenciatura em educação física In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 8, 2018, Natal, UFRN, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.
_______, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017.
PAULA, João Antônio de. Extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


