Praxis-Poiesis: fundamentos, reflexões e ações de um projeto de extensão universitária em Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.77388Keywords:
Terapia ocupacional/educação, Terapia ocupacional/ética, Atividades cotidianas, Direitos HumanosAbstract
O projeto de extensão “Praxis-Poiesis: cotidiano, convivialidade e modos não convencionais de vida” vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná - UFPR, surgiu da necessidade de criar espaços de reflexão-ação conjunta sobre o cotidiano e o modo de vida capitalístico, a partir da afirmação da diversidade da vida. Categorizado na área temática Direitos Humanos e Justiça, ele foi voltado a profissionais terapeutas ocupacionais dos serviços conveniados aos Cursos e demais interessados; pessoas vinculadas grupos e coletivos organizados de defesa de direitos e populações específicas, como de pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, usuários de serviços de saúde mental, LGBT, entre outros. Metodologia: Foram utilizadas metodologias de caráter narrativo e participativo, de orientação hermenêutico-dialética. Resultados: Foram realizadas 13 ações, com 146 participantes. Considerações finais: O projeto colaborou para a formação crítico-reflexiva dos participantes, a interação dialógica entre diferentes grupos, e proporcionou o aprofundamento de conteúdos relativos às atividades e recursos terapêuticos, ministrados pelas coordenadoras do projeto, colaborando com a implementação do projeto pedagógico dos Cursos de Terapia Ocupacional. Além disso, ofereceu aos participantes estratégias metodológicas replicáveis em suas ações profissionais, podendo ser realizadas em diferentes contextos clínico-assistenciais, educativos, culturais e sócio-comunitários.
Downloads
References
AUTOR (2010)
AUTORES (2017)
AUTORES (2018)
AUTORES (2019)
ACOSTA A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária/Elefante, 2016. 264 p
BONDÍA, J.L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em 14 de out 2020.
BRAGA, G. B.; FIUZA, A. L. C.; REMOALDO, P. C. A. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, no 45, mai/ago 2017, p. 370-396. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-019004521. Acesso em 14 de out 2020.
CASTORIADIS, C. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CASTRO, E.D.; LIMA, E.M.F.A.; INFORSATO, E.A.; ANGELI, A. A. C. Formação em Terapia Ocupacional na Interface das Artes e da Saúde: a experiência do PACTO. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. v. 20, p. 149-156, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-657226 Acesso em 14 de out 2020.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Vozes, 2014.
COSTA, L. C. A estrutura da vida cotidiana: uma abordagem através do pensamento lukacsiano. Emancipação, 1(1): 33-57, 2001. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22. Acesso em 14 de out 2020.
FERIGATO, S.H.; SILVA, C.R.; LOURENÇO, G.R. A convivência e o com-viver como dispositivos para a Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 849-857, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0735. Acesso em 14 de out 2020.
FONSECA, T. M. G.; et. al. (2018). O cotidiano frente à experiência liminar. Fractal: Revista de Psicologia, 30(2), 180-188. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5548. Acesso em 14 de out 2020
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 19 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
FURTADO, E.A., & FISCHER, M.C.B. (2011). Método da escavação em terapia ocupacional: um dispositivo dinâmico a três polos? Trabalho, Educação e Saúde, 9 (Suppl. 1), 175-199. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000400009. Acesso em 14 de out 2020.
GAJARDO, M. Ivan Illich. (trad. e org.: José Eustáquio Romão). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
GALHEIGO, S. O cotidiano na terapia ocupacional: cultura, subjetividade e contexto histórico-social. Rev de Ter Ocup da Univ de São Paulo, 14(3), 104-109, 2003.
GOMES, R. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2014.
GOMES, M.B. Gaston Bachelard: e a metapoética dos quatro elementos. Rev Estética. 2015;(11):1–9.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo, Paz e Terra, 7ª ed., 2004.
HERMANN, N. Ética e estética: a relação quase esquecida/ Nadja Hermann. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
LACOMBE, M. S. M. Os fundamentos marxistas de uma sociologia do cotidiano. Outubro, n.17, 2008.
LANTZ, P. La Poièsis de la Praxis Henri Lefebvre. In: L'Homme et la société, n. 104, Anthropolgie de l'espace habité. pp. 111-120, p. 1992.
LATOUCHE, S. O decrescimento como condição de uma sociedade convivial. Cadernos IHU Ideias, São Leopoldo, v. 4, n. 56, 2006.
____________ Convivialidade e descrescimento. Cadernos IHU. Ano 10, nº 166, 2012.
MAFESSOLI, M. No fundo das aparências. Rio de Janeiro, Vozes, 2010a.
____________ Saturação. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2010b.
MELLO, L. C. Nise da Silveira, caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro: Edições Automática/Hólos, 2014. 367 pp
MINAYO, M. C. S. Hermenêutica-dialética como caminho do pensamento social. In: MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F. (Org). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro, Fiocruz, p. 83-107, 2002.
NETTO, J. P.; CARVALHO, M. C. B. Cotidiano: conhecimento e crítica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSOS, E; BARROS, R.B. Clínica, política e as modulações do capitalismo. Rev. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. 19-20, p. 159-171, jan./jun. 2004. Disponível em: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1274. Acesso em 14 de out 2020.
PINO, A. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50) - maio/ago. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643628. Acesso em 14 de out 2020.
SILVA, C.R., POELLNITZ, J.C.V. Atividades na formação do terapeuta ocupacional. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2015 jan./abr.;26(1):74-82. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82. Acesso em 14 de out 2020.
SOUSA FILHO, A. Michel de Certeau: Fundamentos de uma sociologia do cotidiano. Sociabilidades. São Paulo, v.2, p.129 - 134, 2002.
VANALI, A. C. Agnes Heller e Michel de Certeau: propostas de análise sobre a vida cotidiana. Vozes, Pretérito & Devir. 2015;IV(1):110–25. Disponível em: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/76. Acesso em 14 de out 2020.
VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


