Contribuições da psicologia para o processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual: relato de uma experiência de estágio
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.72254Keywords:
Deficiência Intelectual, Estigma, Direitos, InclusãoAbstract
Resumo: Dado o longo processo histórico de exclusão social e estigmatização da pessoa com Deficiência Intelectual, e a necessidade de romper com tais paradigmas, esse trabalho objetivou inserir os alunos da APAE da cidade de Guanambi, interior da Bahia, na busca pela reinvindicação de direitos junto à comunidade e a adesão da comunidade nas políticas de inclusão. Trata-se de um relato de experiência de estágio do curso de Psicologia, cuja realização teve duração de 14 encontros. A princípio foram realizadas observações participantes e naturalísticas, bem como entrevistas para identificar uma demanda e posteriormente foi feita a intervenção, que incluiu as seguintes atividades: confecção de faixas e urnas através da arte, arrecadação de cupons fiscais, ensaio da peça teatral “O Nariz” com os alunos, confecção de folders e camisas, divulgação do slogan do projeto e confecção de materiais artísticos para exposição. O projeto encerrou com uma mobilização no centro da cidade com a presença de toda a instituição, onde foram expostos os materiais produzidos, apresentada a peça e dança. As atividades contribuíram para a divulgação dos direitos de inserção da pessoa com Deficiência Intelectual. Os alunos, que permaneciam numa posição de invisibilidade, tornaram-se protagonistas na luta pela garantia de seus direitos através do envolvimento nas atividades propostas. A prática de estágio contribuiu para sensibilizar e mobilizar futuros profissionais na luta pela garantia dos direitos da pessoa com Deficiência Intelectual e mostrar que o estudante de Psicologia pode tornar-se um agente transformador de si e do contexto em que está inserido.
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