Educação em saúde bucal para pessoas com doença falciforme: uma perspectiva para além do clínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.98860

Palavras-chave:

Doença Falciforme, Educação em Saúde, Saúde Bucal, Hemoglobina S, Saúde coletiva

Resumo

A doença falciforme é uma condição genética caracterizada por uma mutação na hemoglobina, levando à falcização dos eritrócitos, marcada por uma complexa sintomatologia que atinge os tecidos conectivos e mineralizados de todo o corpo a incluir a cavidade oral. Um olhar especial do cirurgião-dentista é necessário, considerando que as intervenções para a garantia da saúde bucal desse público não devem se limitar à abordagem clínica, sendo necessário partir de ações preventivas e de proteção. Portanto, o presente artigo trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão sobre o uso da educação em saúde de modo a melhorar a saúde bucal das pessoas com doença falciforme no município de Feira de Santana. Através da realização de atividades como salas de espera em um Centro Municipal de Referência de atendimento a indivíduos afetados pela condição, foi possível criar uma ponte com o público-assistido incentivando a autonomia em processos de saúde, assim como a busca por atendimento odontológico. As ações realizadas mostraram-se eficazes ao informar/capacitar os pacientes sobre a saúde bucal, promovendo engajamento e aprendizado prático, superando barreiras históricas-sociais. Apesar dos desafios, como limitações socioeconômicas, o projeto evidenciou o impacto positivo das ações preventivas e educativas na qualidade de vida dos pacientes e na ampliação do acesso ao cuidado integrado. Sobretudo, observa-se a importância da educação em saúde para indivíduos com doença falciforme, contribuindo para a gestão da clínica, prevenção e melhoria da qualidade de vida por meio de uma abordagem holística que promove autonomia e bem-estar aos envolvidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Silva do Carmo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Laís de Souza Matos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Doutora em Difusão do Conhecimento, Mestre em Saúde Coletiva. Professora Titular do curso de Odontologia da UEFS. Tutora do PET MEC Odontologia - UEFS.

Maizy Rios de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Referências

BRASIL. Ministério da saúde. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Falciformes. Distrito Federal: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doença falciforme: principais aspectos e estratégias de cuidado. Distrito Federal: Ministério da Saúde, 2021.

GONÇALVES, R. de S.; CARVALHO, M. B.; FERNANDES, T. C.; VELOSO, L. S. L.; SANTOS, L. F. dos; SOUSA, T. R. de; LOPES, A. B. A.; LUZ, I. T. M. da. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde / A educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde em uma unidade básica de saúde. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, [S. l.] , v. 3, pág. 5811–5817, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n3-144. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11122. Acesso em: 10 jan. 2025.

KALBASSI, S.; YOUNESI, M.R.; ASGARY, V. Avaliação comparativa da manifestação oral e dento-maxilofacial de pacientes com anemia falciforme e talassemia beta major. Hematology, v. 23 n. 6, pág. 373–378, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/10245332.2017.1404219. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10245332.2017.1404219. Acesso em: 09 jan. 2025.

MOYSÉS, S. T.; MOYSÉS, S. J.; KRIGER, L.; SCHMITT, E. J. Humanizando a educação em Odontologia: Uma prática educativa humanizada na área da Saúde coloca o homem como centro do processo de construção da cidadania. Revista da ABENO v. 3, n. 1, pág. 58-64, 2003.

MENDES, V. L. D. da. Condição de saúde bucal e qualidade de vida de crianças e adolescentes com doença falciforme no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti ­ - Hemorio, Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1005629. Acesso: 05 jan. 2025.

NAOUM, P. C. Interferentes eritrocitários e ambientais na anemia falciforme. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 22, n. 1, pág. 05-22, 2000.

PANTE-DE-SOUSA, G.; MOUSINHO-RIBEIRO, R. de C.; SANTOS, E. J. M. dos; ZAGO, M. A.; GUERREIRO, J. F. Origin of the hemoglobin S gene in a northern Brazilian population: the combined effects of slave trade and internal migrations. Genetics and Molecular Biology, v. 21, n. 4, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-47571998000400001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gmb/a/QVJGmyLT5XNdzLSyRNQWXjG/?lang=en. Acesso: 09 jan. 2025.

SILVA, J. H. R. da; CARVALHO, E. da S.; BARCELAR, F. F. J.; DA SILVA, R. F.; DINIZ, N. M. Nuances do Saber Científico: O Uso do Lúdico como Ferramenta de Educação em Saúde Bucal à Crianças Escolares. Extensão em Foco, [S. l.], n. 22, 2021. DOI: 10.5380/ef.v0i22.74476. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/74476. Acesso em: 07 jan. 2025.

WARMLING, C. M.; BALDISSEROTTO, J.; ROCHA, E. T. da. Acolhimento & acesso de necessidades de saúde bucal e o agir profissional na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.180398.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Carmo, G. S. do, Matos, L. de S., Rodrigues, A. Áurea A. de O., & Almeida, M. R. de. (2025). Educação em saúde bucal para pessoas com doença falciforme: uma perspectiva para além do clínico. Extensão Em Foco, 1(37), 82–94. https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.98860

Edição

Seção

Relato de Experiência