Jardim sensorial-evolutivo UEMG-Carangola: ambiente didático para o ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.95990Palavras-chave:
Impercepção botânica, espaços não formais, educação básica.Resumo
No ensino de Botânica as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos justificam-se pela falta de atividades interativas que despertem a curiosidade e o interesse dos discentes. Um ensino altamente teórico e restrito ao espaço de sala de aula contribui para a impercepção Botânica. O Jardim Didático Sensorial-Evolutivo é uma iniciativa desenvolvida na UEMG-Carangola que combina natureza com aprendizagem interativa. O jardim foi organizado em canteiros temáticos sensoriais e por grupos de plantas, de modo a proporcionar experiências sensoriais e promover o melhor entendimento sobre evolução. Como ações desenvolvidas no jardim, destacam-se as visitações, em especial de escolas da educação básica de ensino da microrregião de Carangola (MG), e a produção de mudas para doação aos visitantes. Como forma de aprimorar a experiência dos visitantes, foram instaladas placas com QR Code que permitem acesso a informações adicionais e curiosidades sobre as plantas. A visitação ao jardim tornou-se uma experiência enriquecedora para os alunos da rede básica de ensino, combinando aprendizado e visitação de forma dinâmica e extrovertida. Estima-se que o Jardim Didático Sensorial-Evolutivo recebeu cerca de 400 alunos da educação básica entre os anos de 2022 e 2023. Ressaltamos que o Jardim Didático Sensorial-Evolutivo tem promovido uma contextualização da relação homem-planta, valorizando a flora local e a relação com a comunidade acadêmica, além de ser um ambiente de multiplicação da concepção de espaços não formais de ensino.
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