Integração da formação inicial e continuada de professores de ciências: perspectivas de curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95511Palavras-chave:
Atividades curriculares de extensão, Curso de extensão, Níveis de organização, MicroscopiaResumo
Este trabalho investigou a possibilidade de integrar atividades de extensão ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, em um momento em que a reformulação curricular para incluir a extensão ainda não havia sido oficialmente implementada. Alunos de duas disciplinas optativas desempenharam papéis de organizadores e ministrantes em um curso de extensão com foco na formação continuada de professores de Ciências. Um dos objetivos do curso de extensão Níveis de organização: das células aos ecossistemas foi ampliar a realização de aulas práticas de microscopia nas escolas de educação básica, capacitando os professores para o manuseio de microscópios, além de apresentar metodologias de ensino adaptadas à realidade escolar. Os estudantes de graduação participaram ativamente de quatro oficinas integrantes do curso, contribuindo com a elaboração de atividades, dinâmicas e jogos. Os resultados foram positivos para todas as partes envolvidas, evidenciando a troca de saberes. Destaca-se que os professores tiveram a oportunidade de atualizar conteúdos e aprimorar-se tecnicamente para o manuseio dos microscópios, enquanto que os estudantes de graduação puderam vivenciar a iniciação à docência e envolver-se na criação de materiais didáticos. Assim, ficou demonstrada a viabilidade da inserção de cursos de extensão como Atividades Curriculares de Extensão (ACE) II ou IV.
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