Integração da formação inicial e continuada de professores de ciências: perspectivas de curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95511

Palavras-chave:

Atividades curriculares de extensão, Curso de extensão, Níveis de organização, Microscopia

Resumo

Este trabalho investigou a possibilidade de integrar atividades de extensão ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, em um momento em que a reformulação curricular para incluir a extensão ainda não havia sido oficialmente implementada. Alunos de duas disciplinas optativas desempenharam papéis de organizadores e ministrantes em um curso de extensão com foco na formação continuada de professores de Ciências. Um dos objetivos do curso de extensão Níveis de organização: das células aos ecossistemas foi ampliar a realização de aulas práticas de microscopia nas escolas de educação básica, capacitando os professores para o manuseio de microscópios, além de apresentar metodologias de ensino adaptadas à realidade escolar. Os estudantes de graduação participaram ativamente de quatro oficinas integrantes do curso, contribuindo com a elaboração de atividades, dinâmicas e jogos. Os resultados foram positivos para todas as partes envolvidas, evidenciando a troca de saberes. Destaca-se que os professores tiveram a oportunidade de atualizar conteúdos e aprimorar-se tecnicamente para o manuseio dos microscópios, enquanto que os estudantes de graduação puderam vivenciar a iniciação à docência e envolver-se na criação de materiais didáticos. Assim, ficou demonstrada a viabilidade da inserção de cursos de extensão como Atividades Curriculares de Extensão (ACE) II ou IV.

Biografia do Autor

Flavia Sant Anna Rios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Possui formação em Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento. Orienta no PROFBIO (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Coordena Projeto de Extensão e de Pesquisa na área de desenvolvimento de material didático e recursos interativos para o ensino de Ciências e Biologia voltados para formação inicial e continuada de professores. Coordena projetos do Programa Licenciar, voltados à formação inicial de professores.

Maritana Mela Prodócimo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Departamento de Biologia Celular

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Rios, F. S. A., & Prodócimo, M. M. (2024). Integração da formação inicial e continuada de professores de ciências: perspectivas de curricularização da extensão. Extensão Em Foco, 1(35), 122–136. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95511