Ensino de geografia com o Atlas escolar municipal: experiências extensionistas com professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.95267Palavras-chave:
Geografia, Formação docente, Extensão, Atlas escolar municipalResumo
O presente artigo objetiva discutir a importância do atlas escolar municipal enquanto instrumento didático-pedagógico, sobretudo quanto à riqueza de informações referentes aos aspectos físicos, econômicos, ambientais, e as representações cartográficas do lugar de vivência. O trabalho é resultado de um curso de extensão universitária proferido por docentes da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus IV, Jacobina - BA, que ofertou a formação continuada de professores(as) da rede municipal de ensino de Jacobina, que trabalham nos anos finais do ensino fundamental, para o uso de forma qualitativa do atlas escolar. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo com pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação com a participação de docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa revelam que o atlas escolar nas aulas de geografia proporcionou aos participantes em formação, novas possibilidades e novos olhares para pensar o espaço de vivência em interlocução com outras escalas espaciais, como um potencial na produção do conhecimento geográfico, sobretudo com a troca de saberes na elaboração de atividades práticas referentes ao uso deste objeto de aprendizagem na sala de aula.
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