A percepção das servidoras de uma clínica odontológica no atendimento humanizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.93637

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Humanização da Assistência, Serviços de Saúde Bucal.

Resumo

Apesar das diversas estratégias para alcançar a humanização nos serviços de saúde, as práticas para o atendimento público odontológico com ambiente humanizado têm sido pouco exploradas. O objetivofoi avaliar a percepção de servidoras das clínicas odontológicas de uma universidade pública em relação à uma prática de acolhimento ao usuário. A prática em saúde foi realizada de forma individual junto à seis servidoras, por meio de conversa guiada sobre a importância do acolhimento dos usuários e acompanhantes de forma humanizada nas recepções das clínicas odontológicas, além de abordagem sobre a importância das mesmas para o primeiro contato (considerando aspectos de escuta ativa e qualificada, de educação, respeito, polidez, consideração, cordialidade), e bom desempenho clínico. A percepção das servidoras foi avaliada utilizando-se perguntas objetivas e subjetivas em formulário digital autoaplicado, as quais foram tabuladas com frequências simples e técnica de análise de conteúdo.Os quesitos objetivos ‘relevância do conteúdo’, ‘metodologia utilizada’, ‘clareza da comunicação’, ‘esclarecimento de dúvidas’ e ‘motivação’ foram classificados nos gradientes ótimo e bom. Houve ampliação de seus conhecimentos sobre o acolhimento ao usuário, sendo a ‘oferta de atendimento de qualidade’; ‘melhores formas de acolhimento’; ‘importância da higiene dental para evitar tratamentos mais invasivos’ e ‘o quanto é humano dar atenção no atendimento, tratando com amor e carinho’ os conteúdos mais lembrados pelas servidoras. Houve demonstração objetiva e subjetiva da compreensão da percepção das participantes sobre o atendimento humanizado para promoção da relação profissional/paciente, evidenciando efetividade da prática em saúde avaliada.

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Biografia do Autor

Brenda Giovanna Maliski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Letícia Brito Da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Gisele Fernandes Dias, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); (2001), especialista em Saúde Coletiva pelo Ministério da Saúde com enfâse em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); (2004). É especialista em Odontopediatria pela UFPR (2011) com habilitação em Analgesia relativa/Sedação consciente com óxido nitroso. Mestre (2014), Doutora (2016) em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Pós-Doutora pelo programa de pós-graduação interdisciplinar em Ciências da Saúde pela UEPG (2020).

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (1996), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Camilo Castelo Branco -SP (2001), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2016).

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Maliski, B. G., Brito Da Silva, L., Fernandes Dias, G., & Berger Fadel, C. (2024). A percepção das servidoras de uma clínica odontológica no atendimento humanizado. Extensão Em Foco, (33), 21–36. https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.93637

Edição

Seção

Artigo Original