A percepção das servidoras de uma clínica odontológica no atendimento humanizado
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i33.93637Palavras-chave:
Avaliação em Saúde, Humanização da Assistência, Serviços de Saúde Bucal.Resumo
Apesar das diversas estratégias para alcançar a humanização nos serviços de saúde, as práticas para o atendimento público odontológico com ambiente humanizado têm sido pouco exploradas. O objetivofoi avaliar a percepção de servidoras das clínicas odontológicas de uma universidade pública em relação à uma prática de acolhimento ao usuário. A prática em saúde foi realizada de forma individual junto à seis servidoras, por meio de conversa guiada sobre a importância do acolhimento dos usuários e acompanhantes de forma humanizada nas recepções das clínicas odontológicas, além de abordagem sobre a importância das mesmas para o primeiro contato (considerando aspectos de escuta ativa e qualificada, de educação, respeito, polidez, consideração, cordialidade), e bom desempenho clínico. A percepção das servidoras foi avaliada utilizando-se perguntas objetivas e subjetivas em formulário digital autoaplicado, as quais foram tabuladas com frequências simples e técnica de análise de conteúdo.Os quesitos objetivos ‘relevância do conteúdo’, ‘metodologia utilizada’, ‘clareza da comunicação’, ‘esclarecimento de dúvidas’ e ‘motivação’ foram classificados nos gradientes ótimo e bom. Houve ampliação de seus conhecimentos sobre o acolhimento ao usuário, sendo a ‘oferta de atendimento de qualidade’; ‘melhores formas de acolhimento’; ‘importância da higiene dental para evitar tratamentos mais invasivos’ e ‘o quanto é humano dar atenção no atendimento, tratando com amor e carinho’ os conteúdos mais lembrados pelas servidoras. Houve demonstração objetiva e subjetiva da compreensão da percepção das participantes sobre o atendimento humanizado para promoção da relação profissional/paciente, evidenciando efetividade da prática em saúde avaliada.
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