Open Journal Systems

Cultura Política dos Jovens do Litoral do Paraná: uma investigação para um Projeto de Extensão

Wellyngton Fernando Leonel de Souza, David Perez Milani, Vinicius Poteriko Neduziak, Daniela Resende Archanjo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de orientar a atuação de um projeto de extensão do Setor Litoral da UFPR voltado a fomentar a cultura política democrática entre os jovens do litoral do Paraná. Com abordagem metodológica mista, a pesquisa investigou a cultura política dos jovens-alvo do projeto, tendo sido realizada através de questionário aplicado no período de julho de 2017 a julho de 2018 para alunos do Ensino Médio de escolas públicas urbanas dos municípios do litoral paranaense. A natureza desta divulgação científica classifica-se como exploratória e descritiva e se configura como um exercício de compreensão sobre como os jovens da região pensam e se relacionam com a política, suas instituições, sistemas e práticas. Os resultados apontam para a falta de interesse dos jovens por política e para a falta de identificação por parte deles de espaços nos quais se sintam aprendendo, discutindo ou exercendo política. Os jovens se colocam em posição passiva, como telespectadores, rejeitando comportamentos que expressam posicionamentos políticos mais ativos. Os achados da pesquisa levaram o projeto de extensão a trabalhar na promoção da educação política de crianças e jovens, divulgando informações envolvendo a estrutura e funcionamento do Estado brasileiro e estimulando a participação democrática. Dada a importância da temática para o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia, pretende-se replicar a pesquisa de tempos em tempos, mantendo atualizado o olhar sobre como os jovens do litoral paranaense pensam e vivenciam a política.

Palavras-chave


Cultura política; Jovens; Litoral paranaense.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEP. Critério Brasil (ABEP). Disponível em: . Acesso em: 3/6/2022.

AVRITZER, L. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião Pública, v. 14, n. 1, p. 43–64, 2008. Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: .

AZEVEDO, S.; JUNIOR, O. A. dos S.; RIBEIRO, L. C.de Q. R. Mudanças e permanências na cultura política das metrópoles brasileiras. SciELO Brasil. Disponível em: .

BAQUERO, M. Construindo uma outra sociedade: o capital social na estruturação de uma cultura política participativa no Brasil. Revista de sociologia, v. 21, p. 83–108, 2003. Disponível em: .

BAQUERO, M.; CASCAVEL, R. B. EM PERSPECTIVA. Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Ciências Sociais em Perspectiva. Cascavel, PR. Vol. 6, n. 11 (2007), p. 139-153 Disponível em: .

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4o ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

LARA, C. P. Cultura Política dos jovens de Guaratuba, no litoral do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2017.

LEAL, P.R.F; GROHMANN, R. do N.; SILVA, R.S. A extensão universitária a serviço da politização de adolescentes de bairros periféricos: o caso da oficina de cultura política em projeto da UFJF. Extensão em foco, n.5, Curitiba: Editora UFPR, jan./jun. 2010.

MILANI, D. P. Cultura política dos jovens no litoral do paraná: resultados de pesquisa sobre participação social, Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado Administração Pública). Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2019.

MINAYO, M. C. DE S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

PALLARO, T. M. Identificar nos jovens em Paranaguá-Paraná, os elementos que constituem a Cultura Política na atualidade. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2018.

REBULI, B. Cultura Política dos jovens – um estudo em Pontal do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i31.86797