Cultura Política dos Jovens do Litoral do Paraná: uma investigação para um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86797

Palavras-chave:

Cultura política, Jovens, Litoral paranaense.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de orientar a atuação de um projeto de extensão do Setor Litoral da UFPR voltado a fomentar a cultura política democrática entre os jovens do litoral do Paraná. Com abordagem metodológica mista, a pesquisa investigou a cultura política dos jovens-alvo do projeto, tendo sido realizada através de questionário aplicado no período de julho de 2017 a julho de 2018 para alunos do Ensino Médio de escolas públicas urbanas dos municípios do litoral paranaense. A natureza desta divulgação científica classifica-se como exploratória e descritiva e se configura como um exercício de compreensão sobre como os jovens da região pensam e se relacionam com a política, suas instituições, sistemas e práticas. Os resultados apontam para a falta de interesse dos jovens por política e para a falta de identificação por parte deles de espaços nos quais se sintam aprendendo, discutindo ou exercendo política. Os jovens se colocam em posição passiva, como telespectadores, rejeitando comportamentos que expressam posicionamentos políticos mais ativos. Os achados da pesquisa levaram o projeto de extensão a trabalhar na promoção da educação política de crianças e jovens, divulgando informações envolvendo a estrutura e funcionamento do Estado brasileiro e estimulando a participação democrática. Dada a importância da temática para o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia, pretende-se replicar a pesquisa de tempos em tempos, mantendo atualizado o olhar sobre como os jovens do litoral paranaense pensam e vivenciam a política.

Biografia do Autor

Wellyngton Fernando Leonel de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Estudou o ensino básico, fundamental e médio em instituições de ensino público no Paraná. Cursou ensino técnico em Eletrotécnica como bolsista do PRONATEC na instituição de ensino privado SENAI/PR. Formado em Gestão de Turismo na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Foi estagiário na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo de Morretes/PR. Integrou como bolsista o Programa de Educação Tutorial (MEC/UFPR), grupo PET Litoral Social. Atuou como voluntário em projeto de Iniciação Científica entre 2019 e 2021. Foi voluntário no projeto de Extensão "Cultura + Política" entre 2020 e 2022. Atualmente é mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal do Paraná, mestrando bolsista CAPES/DS em Turismo na Universidade Federal do Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq TTD - Turismo, Território e Desenvolvimento e do Grupo de Pesquisa CNPq TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento

David Perez Milani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduando de Relações Públicas e bolsista do programa de extensão: Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) ambos da UFPR.

Vinicius Poteriko Neduziak, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

tualmente é Bolsista de iniciação cientifica da Universidade Federal do Paraná e DIRETORIA DE APOIO ÀS ENTIDADES DE BASE do Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política.

Daniela Resende Archanjo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

raduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1998), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2003), especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2008). Professora do curso de graduação em Administração Pública da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral.

Referências

ABEP. Critério Brasil (ABEP). Disponível em: <https://www.abep.org/>. Acesso em: 3/6/2022.

AVRITZER, L. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. Opinião Pública, v. 14, n. 1, p. 43–64, 2008. Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.scielo.br/j/op/a/SXb5hxxKDHgM3Y9YMvRgMzN/abstract/?lang=pt>.

AZEVEDO, S.; JUNIOR, O. A. dos S.; RIBEIRO, L. C.de Q. R. Mudanças e permanências na cultura política das metrópoles brasileiras. SciELO Brasil. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/dados/a/ybNf8xWzwvQqJqXXF9kXjvy/?lang=pt&format=html>.

BAQUERO, M. Construindo uma outra sociedade: o capital social na estruturação de uma cultura política participativa no Brasil. Revista de sociologia, v. 21, p. 83–108, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rsocp/n21/a07n21.pdf>.

BAQUERO, M.; CASCAVEL, R. B. EM PERSPECTIVA. Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Ciências Sociais em Perspectiva. Cascavel, PR. Vol. 6, n. 11 (2007), p. 139-153 Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184241>.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4o ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

LARA, C. P. Cultura Política dos jovens de Guaratuba, no litoral do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2017.

LEAL, P.R.F; GROHMANN, R. do N.; SILVA, R.S. A extensão universitária a serviço da politização de adolescentes de bairros periféricos: o caso da oficina de cultura política em projeto da UFJF. Extensão em foco, n.5, Curitiba: Editora UFPR, jan./jun. 2010.

MILANI, D. P. Cultura política dos jovens no litoral do paraná: resultados de pesquisa sobre participação social, Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado Administração Pública). Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2019.

MINAYO, M. C. DE S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

PALLARO, T. M. Identificar nos jovens em Paranaguá-Paraná, os elementos que constituem a Cultura Política na atualidade. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2018.

REBULI, B. Cultura Política dos jovens – um estudo em Pontal do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Gestão Pública) Matinhos: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Souza, W. F. L. de, Milani, D. P., Neduziak, V. P., & Archanjo, D. R. (2023). Cultura Política dos Jovens do Litoral do Paraná: uma investigação para um Projeto de Extensão. Extensão Em Foco, (31), 1–20. https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86797

Edição

Seção

Artigo Original