Conhecimento sobre a Criosfera e Mudanças Climáticas: relato de experiência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.85834

Palavras-chave:

Divulgação científica, Educação ambiental, Espaços não formais de ensino, Regiões polares.

Resumo

O presente artigo é o relato de uma experiência extensionista realizada durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito de divulgar para a comunidade, em especial para estudantes e professores da educação básica, conhecimentos básicos sobre a Criosfera e as Mudanças Climáticas, estimulando a abordagem de tais temas nas escolas. Para tanto, foram realizadas interações com os visitantes do estande “Oceano e Antártica”, incluindo uma enquete, recursos educacionais concretos e experimentos demonstrativos. A enquete questionou se “urso-polar come pinguim”, despertando a curiosidade dos participantes e utilizando-se de materiais interativos para evidenciar a localização das regiões polares no globo. Após a interação e o manuseio dos recursos concretos, os participantes puderam rever suas respostas, verificando sua compreensão quanto à distribuição geográfica dos representantes mais icônicos de sua fauna. O efeito do derretimento de geleiras e banquisas devido às Mudanças Climáticas no nível dos Oceanos e do comportamento dos icebergs na água foi demonstrado por meio de experimentos utilizando materiais simples e acessíveis, incentivando a aplicação das metodologias e a abordagem do tema nas escolas. As atividades despertaram interesse e contribuíram para a divulgação científica.


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Biografia do Autor

Flavia Sant Anna Rios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Possui formação em Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento. Orienta no PROFBIO (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Coordena Projeto de Extensão e de Pesquisa na área de desenvolvimento de material didático e recursos interativos para o ensino de Ciências e Biologia voltados para formação inicial e continuada de professores. Coordena projetos do Programa Licenciar, voltados à formação inicial de professores.

Sandra Freiberger Affonso, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Microscopia Eletrônica de Transmissão, Microscopia Eletrônica de Varredura, Histologia, Imunologia, Toxicologia Ambiental, Comportamento Animal, Peixes Antárticos e Peixes Tropicais. Atua com Divulgação Científica e participa de Projetos de Extensão e no Programa Licenciar na área de desenvolvimento de material didático para o ensino de Ciências e Biologia voltados para formação inicial e continuada de professores.

Silvia Cristina Dotta, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo

Docente da UFABC - Universidade Federal do ABC, é doutora em Educação pela FEUSP (2009), mestre em Educação pela FE-Unicamp (2003) e graduada em Comunicação Social pela ECAUSP (1992).. Coordena o programa InterAntar, que reúne projetos de divulgação das ciências antárticas mediada por tecnologias. Desenvolve pesquisas científicas nas seguintes áreas: divulgação científica e mediação da aprendizagem por tecnologias.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Rios, F. S. A., Affonso, S. F., & Dotta, S. C. (2023). Conhecimento sobre a Criosfera e Mudanças Climáticas: relato de experiência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Extensão Em Foco, (31), 38–52. https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.85834

Edição

Seção

Relato de Experiência