Open Journal Systems

Ações da Incubadora Social On-Line da UERGS em Erechim/RS

Zenicleia Angelita Deggerone, Gabriela Mariga, Larissa Moresco, Fernanda Leticia Sirtoli Rezzadori, Katlen Crhistian Tribuzy Bandeira, Roberto Serena Fontaneli, Joyce Cristina Gonçalves Roth, Saionara Eliane Salomoni, André de Lima Cardoso

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades realizadas pela incubadora social on-line da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na Unidade Universitária em Erechim no assessoramento de empreendimentos econômicos solidários. Este relato de experiência se caracteriza como um estudo descritivo em que os dados foram apurados entre abril a dezembro de 2021 através da técnica de pesquisa-ação. A Incubadora foi criada em abril de 2021 e tem oferecido serviços de assessoria para organizações da agricultura familiar, economia solidária e microempreendedores individuais (MEIs). O primeiro empreendimento assessorado foi a Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda (COOPERFAMILIA), localizada na cidade de Erechim-RS. As atividades de assessoramento tem buscado promover a divulgação dos produtos agroalimentares comercializados pela cooperativa, além de reforçar a importância da cooperativa para a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares na Região do Alto Uruguai - RS.


Palavras-chave


Pandemia; incubadoras; agricultura familiar; cooperativas; comercialização.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, V. C. Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas. Intercom, 2011.

BENZAQUEN, J. F; CARNEIRO, V; SARDÁ, M. As Incubadoras Universitárias de Economia Solidária durante a Pandemia: relato de ações da INCUBES/UFPB e da INCUBACOOP/UFRPE. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10197. Acesso em: 24 mai. de 2021.

BOARIA, F.; ANJOS, S.; RAYE, R. A aplicação do e-marketing nas redes de hoteleiras do Brasil. Tourism & Management Studies, v. 10, n. 2, p. 116-122, 2014.

CALAIS, I.; SANTOS, E. G. Barreiras no uso das mídias sociais como ferramentas de marketing digital pelos microempreendedores individuais. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 7, 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2016.

CAPPELLI, A.; CINI, E. A pandemia COVID-19 nos fará reconsiderar a relevância das cadeias curtas de abastecimento alimentar e das produções locais? Trends Food Sci Tech., v. 99, p. 566-7. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tifs.2020.03.041.

CAVALLI S. B, et al. Agricultura familiar na época de Covid-19. Rev. Nutr., v. 33, n. 200180, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-9865202033e200180

CORÁ, M. A. J.; SOARES, R. V.; FILARDI, A. Redes organizacionais identidade na construção de uma cultura de festa empreendedora: o caso da Pilantragi. Revista Pensamento & Realidade, v. 34, n. 1, p. 68-93, 2019.

DURAN, F. Retorno em marketing digital: por quanto tempo devo investir? Hubify, 2022. Disponível em: https://hubify.com.br/marketing-digital/retorno-em-marketing-digital-por-quanto-tempo-devo-investir/ Acesso em: 14 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Temperos. Erechim, 14 set. 2021a. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUlNhrjAj6W/ Acesso em: 13 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Feijão com Arroz. Erechim, 22 ago. 2021b. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CS5Jwr5Au48/. Acesso em: 13 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Você conhece os benefícios da laranja. Erechim, 29 set. 2021c. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUbYYn4g0nC/. Acesso em: 13 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Feijão com Arroz – você sabia. Erechim, 25 ago. 2021d. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTAhXAvHQHV/. Acesso em: 13 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Quem somos. Erechim, 27 ago. 2021e. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CTGFYVngNFN/ Acesso em: 13 jan. 2022.

FEIRA PERMANENTE. Produtos alimentares. Erechim, 8 out. 2021f. Instagram: @feirapermanente. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CUxYrCLAQ_J/ Acesso em: 13 jan. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GODINHO, A. P. K.; SIQUEIRA, I. M. B. J.; ALMEIDA, C. C. B. O uso da tecnologia da informação e comunicação para promoção da alimentação complementar saudável em tempos de COVID - 19. Extensão em Foco, [S.l.], n. 23, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/79995. Acesso em: 11 jan. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.79995.

IMME, A. Como vender pelo Instagram: perfil comercial, dicas para ganhar seguidores e outros insights. Resultados Digitais, Florianópolis, Santa Catarina, 2020.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

PREISS, P. Desafios da pandemia COVID-19 no Brasil: lições de sistemas de abastecimento de alimentos escassos. Valores Agr Hum., v. 37, p. 571-572, 2020.

REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.

ROSA, R.; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 2, p. 28-39, 2017.

SOUZA PINHO, B.; ALVES SILVA, G .; GAMA dos SANTOS, Z. J. C. O estímulo às cadeias alimentares alternativas: a ação da incubadora de empreendimentos solidários da UFOPA. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 5, n. 9, p. 30-46, 2021. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/25525/18383. Acesso em: 4 jan. 2022.

TASKIN, L.; RAONE, J.; VAN BUNNEN, G. Institutionnalisation et dérive des entreprises sociales: Le cas des incubateurs sociaux en Wallonie. In: Economies et sociétés. Série K, Economie de l’Entreprise, v. XLVII, n. 22, p. 93-122, 2013.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997

TRAININI, M. M.; TORRES, J. D. S. Mídias sociais como ferramentas de estratégias de marketing. Revista Ciência e Conhecimento, v. 9, n.1, p. 23-40, 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS. Relatório de Assessoramento – Incubadora Social On-line da Uergs em Erechim. Documentos não publicado. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84603