CAMINHOS PLURAIS E PERSPECTIVAS DE (RE)EXISTÊNCIA NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81685Palavras-chave:
Escola-Universidade, Educação sobre Drogas, Democracia.Resumo
A extensão universitária é um dos pilares acadêmicos, sobretudo, na Universidade pública. Ao longo de sua trajetória, iniciada no século XX, esse pilar foi se consolidando, passando de uma lógica exclusiva de imposição social dos saberes científicos produzidos na Universidade para um movimento de reconhecimento da construção mútua de saberes. Com isso, identifica-se uma dinâmica interativa que permuta conhecimentos e orienta novos modos de compreensão e interação Universidade-sociedade. Partindo de documentos oficiais e experiências formativas em Educação sobre Drogas, o artigo explora o percurso de conformação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, reafirmando a impossibilidade de abordar essas instâncias isoladamente. Nesse sentido, a extensão universitária, um caminho democrático de resistência aos elitismos, dissipa a soberania da cultura da Universidade sobre a cultura popular, sobretudo acerca do tema drogas. Assim, vemos na extensão caminhos plurais efetivados pelo diálogo como potente ferramenta das mutações que permitem humanizar o mundo sem dominações ou invasões, especialmente, no contexto pós-pandemia.
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