Ensino Remoto na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81645Palavras-chave:
COVID-19, Educação Pública, Ensino Básico, Escolas do Campo, Inclusão SocialResumo
A proposta deste trabalho foi levantar percepções para apoiar a reflexão sobre a prática da modalidade de ensino remoto implementada no sistema de educação básica do estado do Paraná a partir da emergência da pandemia de COVID-19. Para tanto foram entrevistados os atores envolvidos neste processo: mães e pais, estudantes e professoras e professores da rede pública. Foi utilizada uma pauta de questões relacionadas ao acesso a equipamentos e à internet, participação, rotina diária, problemas, vantagens e desvantagens, saúde mental e investimentos para o levantamento de como foi e está sendo a implementação da modalidade não presencial de ensino na comunidade escolar. Os resultados demonstram que o modo de inserção do ensino remoto analisado no presente contexto apresenta equívocos e dificuldades demonstrado pela exclusão de grande parte do público, além de sobrecarregar todos os envolvidos. Há forte agravamento quando consideradas as escolas do campo, onde todo o processo é dificultado devido a realidade e os contextos singulares das comunidades do campo.
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