Ensino Remoto na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná em Tempos de Pandemia

Autores

  • Thainara Rocha do Nascimento Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná
  • Luiza Breis Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná
  • Adilton Angelo Batista Junior
  • Luana Portela Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná
  • Luisa de Almeida Fernandes Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná
  • Liliani Marilia Tiepolo Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4488-2768

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81645

Palavras-chave:

COVID-19, Educação Pública, Ensino Básico, Escolas do Campo, Inclusão Social

Resumo

A proposta deste trabalho foi levantar percepções para apoiar a reflexão sobre a prática da modalidade de ensino remoto implementada no sistema de educação básica do estado do Paraná a partir da emergência da pandemia de COVID-19. Para tanto foram entrevistados os atores envolvidos neste processo: mães e pais, estudantes e professoras e professores da rede pública. Foi utilizada uma pauta de questões relacionadas ao acesso a equipamentos e à internet, participação, rotina diária, problemas, vantagens e desvantagens, saúde mental e investimentos para o levantamento de como foi e está sendo a implementação da modalidade não presencial de ensino na comunidade escolar. Os resultados demonstram que o modo de inserção do ensino remoto analisado no presente contexto apresenta equívocos e dificuldades  demonstrado pela exclusão de grande parte do público, além de sobrecarregar todos os envolvidos. Há forte agravamento quando consideradas as escolas do campo, onde todo o processo é dificultado devido a realidade e os contextos singulares das comunidades do campo.

Biografia do Autor

Liliani Marilia Tiepolo, Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em  Zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ.

Docente do Programa de Pós-Graduação em  Desenvolvimento Territorial Sustentável e do Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná. Tutora do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo desde 2015.

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Publicado

2022-01-27

Como Citar

Nascimento, T. R. do, Breis, L., Batista Junior, A. A., Portela, L., Fernandes, L. de A., & Tiepolo, L. M. (2022). Ensino Remoto na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná em Tempos de Pandemia. Extensão Em Foco, (26). https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.81645

Edição

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Artigo Original