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Ensino de robótica para estudantes de escolas públicas com a reutilização do lixo eletrônico

Gustavo Bastos Germano, Ana Cristina Batista dos Santos, Gabriela Belini Gontijo, Leonardo Breseghello Zoccal

Resumo


A qualidade da educação nas escolas da rede pública continua sendo um dos grandes problemas enfrentados no Brasil. A falta de investimento, em conjunto com falhas na administração de recursos são alguns dos fatores para o sucateamento da educação pública do país. Além disso, não existe um projeto de âmbito nacional capaz de definir metodologias de ensino para a inclusão de crianças e adolescentes com transtornos neurológicos (como o autismo, déficit de atenção e hiperatividade) nessas escolas. Este trabalho apresenta um projeto social feito por alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Ele propôs reutilizar recursos eletrônicos descartados como lixo para a elaboração de kits de robótica e circuitos eletrônicos que foram utilizados na criação de um material didático para a educação inclusiva de crianças e adolescentes em escolas da rede pública de Itajubá. Dessa forma, além de uma educação socioambiental com a geração de uma consciência ecológica em relação ao descarte correto e a reciclagem do lixo eletrônico, a reutilização desses tipos de materiais pode proporcionar novas ferramentas de ensino e uma redução no custo de materiais de apoio a educação para serem utilizadas em escolas públicas.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Lixo eletrônico; Kit de robótica; Reciclagem; Educação inclusiva; Tecnologia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.81414