Ensino de robótica para estudantes de escolas públicas com a reutilização do lixo eletrônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81414

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Lixo eletrônico, Kit de robótica, Reciclagem, Educação inclusiva, Tecnologia

Resumo

A qualidade da educação nas escolas da rede pública continua sendo um dos grandes problemas enfrentados no Brasil. A falta de investimento, em conjunto com falhas na administração de recursos são alguns dos fatores para o sucateamento da educação pública do país. Além disso, não existe um projeto de âmbito nacional capaz de definir metodologias de ensino para a inclusão de crianças e adolescentes com transtornos neurológicos (como o autismo, déficit de atenção e hiperatividade) nessas escolas. Este trabalho apresenta um projeto social feito por alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Ele propôs reutilizar recursos eletrônicos descartados como lixo para a elaboração de kits de robótica e circuitos eletrônicos que foram utilizados na criação de um material didático para a educação inclusiva de crianças e adolescentes em escolas da rede pública de Itajubá. Dessa forma, além de uma educação socioambiental com a geração de uma consciência ecológica em relação ao descarte correto e a reciclagem do lixo eletrônico, a reutilização desses tipos de materiais pode proporcionar novas ferramentas de ensino e uma redução no custo de materiais de apoio a educação para serem utilizadas em escolas públicas.

Biografia do Autor

Gustavo Bastos Germano, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI)

Discente do curso de Engenharia de Controle e Automação. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Ana Cristina Batista dos Santos, Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior (EE Coronel Carneiro Júnior) Itajubá, Minas Gerais

Discente do Ensino Médio. Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior (EE Coronel Carneiro Júnior)

Gabriela Belini Gontijo, Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior (EE Coronel Carneiro Júnior) Itajubá, Minas Gerais

Trabalha com Metodologias Educacionais Ativas com enfase em STEM para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, no grupo i9ação STEAM. Mestre em Ensino de Ciências oferecido pela UNIFEI, com ênfase em Divulgação Científica.Especialização em Ciência e Tecnologia oferecida pela UFABC, formada em Licenciatura em Química pela UNINCOR - Três Corações e em Zootecnia pela UFRRJ. Professora da rede estadual de ensino desde 2008, atuando nas três séries do Ensino Médio de Química. Foi tutora da pós graduação Tecnologia e Formação de professores e Sociedade - TFPS, ofertado pela UNIFEI.

Leonardo Breseghello Zoccal, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI)

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Eletrônica pela Escola de Engenharia de Lins (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Itajubá. Trabalhou em 2008 como pesquisador colaborador no Centro de Componentes Semicondutores (CCS-UNICAMP) no desenvolvimento e projeto de matrizes para sensores térmicos aplicados no imageamento dentro da faixa do infra-vermelho médio. Possui experiência na área de processos de fabricação de circuitos e dispositivos para microeletrônica, além de atuar no projeto de circuitos integrados analógicos e digitais utilizando FPGA e Linguagem de Descrição de Hardware (HDL).

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Germano, G. B., dos Santos, A. C. B., Gontijo, G. B., & Zoccal, L. B. (2022). Ensino de robótica para estudantes de escolas públicas com a reutilização do lixo eletrônico. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81414

Edição

Seção

Relato de Experiência