Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades

Autores

  • Dilma Antunes Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE)
  • Lilian Ferrezin Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE) https://orcid.org/0000-0003-4312-3919

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399

Palavras-chave:

Extensão Universitária, produção de conhecimento, educação da infância

Resumo

Neste texto trazemos à cena a experiência recente de uma unidade universitária federal de educação infantil (UUFEI), cuja origem, na década de 1970, está ligada à luta por creches em local de trabalho. Situada na região sudeste do país, a instituição consolidou-se como importante lócus para a realização de pesquisa, extensão e estágio, principalmente da área da saúde e, mais recentemente vem constituindo-se como campo de produção e socialização de conhecimento especializado sobre a infância e a educação da infância.  Trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório, que partiu do mapeamento das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito desta UUFEI no período de 2016 a 2020, e teve como objetivo de compreender seu impacto na qualificação das práticas educativas e no currículo a que as crianças  têm direito na instituição. Os resultados revelam uma ênfase em atividades voltadas para retroalimentação das práticas educativas, evidenciando uma busca permanente para consolidação de conceitos e princípios estabelecidos como norteadores da proposta pedagógica da instituição. Percebe-se um número significativo de ações de extensão desenvolvidas em parceria com outros colaboradores, internos e externos à universidade. Entretanto, há que se garantir meios para a aproximação e ampliação do diálogo da escola com os demais segmentos da universidade, bem como, maior investimento em recursos humanos, materiais e tecnológicos visando a plena realização do tripé acadêmico e do direito das crianças a uma experiência educativa de qualidade. 

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado (2015) e doutorado (2020) em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Lilian Ferrezin, Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação (NEI-EPE)

Pós - graduação em Psicomotricidade (2006 ) pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Graduada em Pedagogia (2001) pela Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Atua no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp há 24 anos e tem experiência profissional como professora e coordenadora pedagógica. Atualmente ocupa a função de orientadora educacional. 

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Silva, D. A., & Ferrezin, L. (2022). Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399

Edição

Seção

Artigo Original