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Cartas Cirandeiras: Relatos de professores em tempos de pandemia

Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo


Neste texto, apresento um relato de participação no processo formativo cirandar promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em 2018, o Cirandar foi ampliado a outras instituições que teriam polos de organização das atividades formativas e em 2020 o cirandar abrangeu 9 polos. Aqui, relato com foi encaminhado o processo em 2020 no polo da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, campus, Caçapava do Sul, RS. O grupo foi constituído por 18 integrantes, sendo da rede Básica de Ensino, da Educação Superior, discentes de Programa de pós-graduação e graduação. O processo de escrita em cartas e reflexões fomentado pelo Cirandar aconteceu durante os meses de setembro de 2020 a março de 2021, para isso foram organizados encontros remotos via Goole Meet. A Carta I traz uma breve apresentação do cirandeiro, a carta II revela o que cada cirandeiro pretendia escrever e a Carta III foi retomada com o estudo daquilo que cada cirandeiro se propôs a escrever na Carta II. Neste trabalho apresento os relatos de professores que participaram do cirandar 2020 sobre tempos de pandemia. Para a produção de dados da escrita da carta III foi aplicado um questionário via google drive. Estes dados foram analisados de forma qualitativa. Como resultado percebo que os professores apontam dificuldades vivenciadas neste momento, como a falta do convívio social e o receio em enfrentar este novo normal. Também apresentam pontos positivos, como ter mais tempo para fazer cursos de formação continuada e estar mais tempo junto à família.


Palavras-chave


Pandemia. Perspectivas pós-pandemia. Formação de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i25.81108