O Atelier Científico como Invenção: Experiências Estéticas na Educação em Ciências e Matemática como Modo de (Auto)Compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80736

Palavras-chave:

Cirandar, Experiência Estética, Hermenêutica

Resumo

Neste texto, apresentamos um exemplo de participação no processo formativo “Cirandar” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em 2020, o Cirandar foi ampliado a outras instituições que teriam polos de organização das atividades formativas. Aqui, apresentamos com foi encaminhado o processo na cidade de Palotina no Oeste do Paraná. O processo de vínculo com a escrita fomentado pelo Cirandar encaminhou para o detalhamento da elaboração e realização do que chamamos de Atelier Científico, projeto criado para promover experiências estéticas na educação em ciências e matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. O texto está dividido em Cartas. A Carta III que inicia o processo é aquela que introduz as demais cartas – I e II. A Carta I é a que nos apresentamos e mostramos como chegamos à docência. A Carta II é o momento de escolha daquilo que vamos estudar dentro do Cirandar. Finalmente, a Carta III é retomada com o estudo daquilo que nos propusemos na Carta II. Assim, a Carta III esmiúça a proposição do Atelier Científico, conta suas origens teóricas e práticas, além de mostrar aquilo que nele alcançamos produzir no ano de 2020. Finaliza com algumas reflexões sobre o que se alcançou promover naqueles que participaram do Atelier Científico que é, principalmente, a ideia de finitude e (auto)compreensão na lida com o mundo da vida.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Sousa, R. S. de. (2021). O Atelier Científico como Invenção: Experiências Estéticas na Educação em Ciências e Matemática como Modo de (Auto)Compreensão. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80736

Edição

Seção

Relato de Experiência