Projeto Licenciar Biologia: Educação em Saúde no Ensino de Ciências
Resumo
O Ensino de Ciências e a Educação em Saúde têm um importante papel na educação básica, principalmente em tempos de pandemia e desinformação. O objetivo deste trabalho é relatar e divulgar as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “Licenciar Biologia: Educação em Saúde no Ensino de Ciências” da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. O projeto teve como objetivo construir propostas teórico-metodológicas e materiais didáticos interdisciplinares para a Educação em Saúde no Ensino de Ciências, na escola. Para tanto, foram desenvolvidos materiais didáticos que podem ser utilizados como estratégias educacionais: um jogo educacional digital, uma história em quadrinhos e um vídeo animado sobre vacinas. Todos os materiais desenvolvidos tiveram como foco a Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica, fundamentada pela alfabetização científica no Ensino de Ciências. No decorrer das atividades do projeto, percebeu-se que as estratégias utilizadas para o desenvolvimento dos materiais didáticos configuraram-se como um espaço-tempo destinado à formação de professores, favorecendo a construção de conhecimentos profissionais docentes dos participantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80666