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Materiais lúdico-educativos sobre as Mulheres Cientistas do Coronavírus e o alcance da Divulgação Científica

Camila Silveira, Clarice Dias Britto do Amaral, Glaucia Pantano, Alessandra Souza Barbosa, Camilla Karla Brites Queiroz Martins de Oliveira, Tatiana Renata Gomes Simões

Resumo


Neste artigo relatamos a experiência do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências (MMC) da Universidade Federal do Paraná em divulgar informações técnico-científicas por meio de materiais lúdico-educativos sobre a Covid-19, na perspectiva da Divulgação Científica, para o grande público. Dentre as ações educativas do projeto, foi produzido um livro de passatempos em formato eletrônico contendo caça-palavras, palavras-cruzadas e desenhos para colorir que abordavam o trabalho das cientistas sobre o coronavírus e outros assuntos correlatos. Por meio de uma pesquisa social documental foram levantados dados sobre o alcance das atividades do Projeto, revelando o expressivo alcance do livro. Páginas de internet, sites e portais institucionais de sociedades científicas, museus de ciências e projetos temáticos compartilharam notícias sobre o lançamento do material; as professoras da equipe participaram (remotamente) de dezenas de eventos; diversos portais de notícias e entretenimento avultaram a publicação do livro e produziram matérias especiais sobre o trabalho do MMC em relação ao coronavírus. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, foi promovida por meio dos Objetivos de Aprendizagem para os ODS 3, 4, 5, 10 e 16. Os resultados obtidos destacam as potencialidades e o compromisso do projeto com a disseminação de informações científicas acessíveis sobre a Covid-19 e com a superação das desigualdades de gênero na Ciência.


Palavras-chave


Covid-19. Desigualdade de gênero. Passatempos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80614