Percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas por um projeto extensionista durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80602

Palavras-chave:

Extensão Universitária

Resumo

       

Objetivou-se avaliar a percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas pelo Projeto EnvelheSendo/UFPR durante a pandemia da COVID-19. A amostra foi composta por 10 idosas, com idade de 64 a 74 anos. Os dados foram coletados por formulário eletrônico contendo 12 questões sobre dificuldades, conhecimento sobre o aplicativo e se tinha necessidade de ajuda para acesso às aulas online, além de perguntas sobre a percepção das aulas online (benefícios, pontos positivos, dificuldades e preocupações). Foi utilizada análise descritiva e de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que cinco idosas já conheciam o aplicativo e a maioria não tinha dificuldades com o acesso às aulas. A prática de exercício físico foi apontada como o principal motivo da procura pelo Projeto (n=9), além da socialização (n=7), prazer e qualidade de vida (n=3). Quatro idosas relataram que não houve preocupação quanto à mudança do formato das aulas, porém dentre as preocupações foi indicado as possíveis dúvidas em realizar os exercícios (n=2), falta de contato com os colegas (n=2), dentre outros. Apesar de três idosas relataram ausência de dificuldade para realizar as aulas online, dentre aquelas que indicaram dificuldades foi citada instabilidade da internet (n=3), horário das aulas (n=2) e realização de trabalhos domésticos/cuidado com familiares (n=2). Dentre os benefícios de realizar as aulas online foi indicado manutenção da rotina de exercícios (n=6), melhora das capacidades funcionais (n=4) e socialização (n=3). Quanto aos pontos positivos das aulas online foi destacado a praticidade/economia (n=6), socialização (n=4), manter-se ativo durante o isolamento (n=4) e continuar realizando exercícios (n=3). Conclui-se que a percepção das idosas sobre as aulas online foi positiva, considerando o relato de benefícios importantes para o bem-estar, saúde e interação social (virtual) durante a pandemia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Repula Tozetto, Graduanda em Educação Física. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

         

Lucélia Borges, Doutora em Educação Física. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

      Docente do Departamento de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Repula Tozetto, M. F., & Borges, L. (2021). Percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas por um projeto extensionista durante a pandemia. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80602

Edição

Seção

Relato de Experiência