Open Journal Systems

Percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas por um projeto extensionista durante a pandemia

Maria Fernanda Repula Tozetto, Lucélia Borges

Resumo


       

Objetivou-se avaliar a percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas pelo Projeto EnvelheSendo/UFPR durante a pandemia da COVID-19. A amostra foi composta por 10 idosas, com idade de 64 a 74 anos. Os dados foram coletados por formulário eletrônico contendo 12 questões sobre dificuldades, conhecimento sobre o aplicativo e se tinha necessidade de ajuda para acesso às aulas online, além de perguntas sobre a percepção das aulas online (benefícios, pontos positivos, dificuldades e preocupações). Foi utilizada análise descritiva e de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que cinco idosas já conheciam o aplicativo e a maioria não tinha dificuldades com o acesso às aulas. A prática de exercício físico foi apontada como o principal motivo da procura pelo Projeto (n=9), além da socialização (n=7), prazer e qualidade de vida (n=3). Quatro idosas relataram que não houve preocupação quanto à mudança do formato das aulas, porém dentre as preocupações foi indicado as possíveis dúvidas em realizar os exercícios (n=2), falta de contato com os colegas (n=2), dentre outros. Apesar de três idosas relataram ausência de dificuldade para realizar as aulas online, dentre aquelas que indicaram dificuldades foi citada instabilidade da internet (n=3), horário das aulas (n=2) e realização de trabalhos domésticos/cuidado com familiares (n=2). Dentre os benefícios de realizar as aulas online foi indicado manutenção da rotina de exercícios (n=6), melhora das capacidades funcionais (n=4) e socialização (n=3). Quanto aos pontos positivos das aulas online foi destacado a praticidade/economia (n=6), socialização (n=4), manter-se ativo durante o isolamento (n=4) e continuar realizando exercícios (n=3). Conclui-se que a percepção das idosas sobre as aulas online foi positiva, considerando o relato de benefícios importantes para o bem-estar, saúde e interação social (virtual) durante a pandemia.

 

Palavras-chave


Extensão Universitária

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80602