Open Journal Systems

A extensão universitária na Odontologia durante a pandemia do COVID-19 – relato de experiência

Marcia de Freitas Oliveira, Rafaela Berner Deggau

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a metodologia utilizada para cumprir o objetivo do FURBmóvel. As ações adotadas foram transmitir conhecimentos a respeito da saúde bucal aos escolares do Centro de Educação Infantil ao nono ano por meio de apostilas e folders de educação em saúde, criação de uma rede social do projeto e realizada uma campanha do agasalho. Participaram do projeto de extensão 17 acadêmicos de ambos os sexos dos cursos de Odontologia e Biomedicina da FURB. Ao todo 26 temas relacionados à saúde bucal foram abordados por meio de 2 apostilas, 5 folders e 24 publicações para a rede social, os quais permitiram o alcance de 403 escolares do CEI ao 9º ano e dos seguidores da página. Os desafios do ano de 2020 promoveram a busca pela tecnologia para que o ensino e a extensão continuassem, forçou a procura por modos de interagir com a comunidade à distância e a rever padrões e comportamentos já estabelecidos.


Palavras-chave


extensão Universitária; Odontologia; COVID-19.

Texto completo:

PDF

Referências


ANEC. Desafios para Educação em Tempos de Pandemia. Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, abr. 2020. Disponível em: https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 30 de junho de 2020.

DESLANDES, M.S.S.; ARANTES, A. R. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p. 179-183, dez. 2017. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/16489>. Acesso em: 02 de junho de 2020.

FADEL, C. B. et al. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface (Botucatu), v. 17, n. 47, p. 937-946, dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2020.

FERNANDES, M.C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 04, p. 169-194, dez. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/07.pdf >. Acesso em: 01 de julho de 2020. Acesso em: 02 de junho de 2020.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: . Acesso em: 02 de junho de 2020.

GIFE. Planejamento, conectividade e tecnologia: quais são os principais desafios da educação em tempos de pandemia. Grupo de Institutos Fundações e Empresas, abr. 2020. Disponível em: https://gife.org.br/planejamento-conectividade-e-tecnologia-quais-sao-os-principais-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 02 de julho de 2020.

RODRIGUES, A.L.L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013 Disponível em: . Acesso em: 02 de junho de 2020.

SANTA CATARINA. Decreto nº 509 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2020.

VINER, R.M.V. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet, v. 4, n. 5, p. 397-404, mai. 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2020.

WHO. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report, mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80600