Extensão Tecnológica Inovadora para o combate ao COVID-19 através da Iniciativa Startup Experience da UFPR

Autores

  • Allana Resente Santos Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Isabella Stallbaum Schemiko Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Pauline Almeida Rosa Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Bernardo Davoglio Graduando em Engenharia Química. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Ricardo Ferreira Freitas Graduando em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Michele Aparecida Coelho Moreira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil
  • Ihana Aguiar Severo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável - NPDEAS - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5429-6052
  • Selma Aparecida Cubas Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5698-995X
  • José Viriato Coelho Vargas Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1458-2908
  • André Bellin Mariano Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná https://orcid.org/0000-0002-1693-8947

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80595

Palavras-chave:

controle de acessos, aplicativo, startup, interdisciplinaridade, COVID-19

Resumo

A metodologia interdisciplinar Iniciativa Startup Experience, desenvolvida no Projeto de Extensão Ciência para Todos, consiste na aplicação dos conceitos de ensino de aprendizado baseado em problemas e/ou projetos e focados para o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo com alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação relacionando-se com o setor produtivo e ecossistema de inovação local (município e estado). Desta forma, a equipe do projeto focou seus esforços na criação de soluções práticas para combate da pandemia COVID-19 através do uso de ferramentas digitais para o controle e monitoramento do acesso aos espaços de estudo ou trabalho. O produto final foi disponibilizado para a sociedade através de vídeo tutorial que permite o uso da solução através de ferramentas digitais gratuitas. Além disso, foram desenvolvidas: i) solução semi-automatizada a partir de VBA (Visual Basic for Applications) e ii) aplicativo para celulares. Alunos dos cursos de Farmácia, Engenharia Elétrica e Engenharia Química integraram uma nova startup denominada “CHECK Acesso Fácil”. Esse sistema está em teste no Hospital Veterinário da UFPR para fazer a gestão de todos os médicos veterinários residentes e demais funcionários. Desta forma, através deste trabalho interdisciplinar a partir da Metodologia Startup Experience, foi possível realizar a capacitação de alunos universitários com as competências de gestão de projeto, soft skills, inovação, empreendedorismo, interdisciplinaridade e extensão tecnológica inovadora com a criação de uma solução que permite, através do monitoramento de acessos, o controle da saúde de equipes de trabalho em empresas e, até mesmo, alunos e professores em universidades e escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allana Resente Santos, Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Isabella Stallbaum Schemiko, Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Pauline Almeida Rosa, Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduanda em Farmácia. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Bernardo Davoglio, Graduando em Engenharia Química. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduando em Engenharia Química. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. 

Ricardo Ferreira Freitas, Graduando em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduando em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. 

Michele Aparecida Coelho Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Doutora em Ciências-Bioquímica. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Ihana Aguiar Severo, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável - NPDEAS - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Doutora em Ciências e Tecnologia de Alimentos.

Selma Aparecida Cubas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.

José Viriato Coelho Vargas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica (UFPR)

Coordenador do Nùcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável.

André Bellin Mariano, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professor do Departamento de Engenharia Elétrica (UFPR), Coordenador do Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience, Coordenador do Projeto de Extensão Ciência para Todos, Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável.

Referências

BHATTACHARYA, S.; MADDIKUNTA, P. K. R.; PHAM, Q.-V.; GADEKALLU, T. R.; KRISHNAN, S. R.; CHOWDHARY, C. L.; ALAZAB, M.; PIRAN, M. J. Sustainable Cities and Society, v. 65, n. 102589, 2021.

GOVERNO DO PARANÁ. Paraná – Governo do Estado, Superintendência Geral de Inovação. Pitch Paraná. Disponível em: < http://pitchparana.pr.gov.br/#>. Data de acesso: 13 de abril de 2021.

HOSSAIN, M. The effect of the Covid-19 on sharing economy activities. Journal of Cleaner Production, v. 280, n. 124782, 2021.

KUMMITHA, R. K. R. Smart technologies for fighting pandemics: The techno- and human- driven approaches in controlling the virus transmission. Government Information Quarterly, v. 37, n. 101481, 2020.

MOUTER, N.; COLLEWET, M.; DE WIT, G. A.; ROTTEVEEL, A.; LAMBOOIJ, M. S.; KESSELS, R. Societal Effects Are a Major Factor for the Uptake of the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Digital Contact Tracing App in The Netherlands. Value in Health, In Press, 2021.

NPDEAS. Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS). Disponível em: <http://npdeas.blogspot.com/>. Data de acesso: 14 de abril de 2021.

SANTANA, H. S.; DE SOUZA, M. R. P.; LOPES, M. G. M.; SOUZA, J.; SILVA, R. R. O.; PALMA, M. S. A. et al. How chemical engineers can contribute to fight the COVID-19. Journal of the Taiwan Institute of Chemical Engineers, v. 116, p. 67-80, 2020.

SILVA, M. R. F. et al. Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 2, p.3622-3646 mar./abr. 2020.

UNESCO. COVID-19 impact on education. Montreal: UNESCO Institute for Statistics, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Santos, A. R., Schemiko, I. S., Rosa, P. A., Davoglio, B., Freitas, R. F., Moreira, M. A. C., … Mariano, A. B. (2021). Extensão Tecnológica Inovadora para o combate ao COVID-19 através da Iniciativa Startup Experience da UFPR. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80595

Edição

Seção

Relato de Experiência