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Extensão Tecnológica Inovadora para o combate ao COVID-19 através da Iniciativa Startup Experience da UFPR

Allana Resente Santos, Isabella Stallbaum Schemiko, Pauline Almeida Rosa, Bernardo Davoglio, Ricardo Ferreira Freitas, Michele Aparecida Coelho Moreira, Ihana Aguiar Severo, Selma Aparecida Cubas, José Viriato Coelho Vargas, André Bellin Mariano

Resumo


A metodologia interdisciplinar Iniciativa Startup Experience, desenvolvida no Projeto de Extensão Ciência para Todos, consiste na aplicação dos conceitos de ensino de aprendizado baseado em problemas e/ou projetos e focados para o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo com alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação relacionando-se com o setor produtivo e ecossistema de inovação local (município e estado). Desta forma, a equipe do projeto focou seus esforços na criação de soluções práticas para combate da pandemia COVID-19 através do uso de ferramentas digitais para o controle e monitoramento do acesso aos espaços de estudo ou trabalho. O produto final foi disponibilizado para a sociedade através de vídeo tutorial que permite o uso da solução através de ferramentas digitais gratuitas. Além disso, foram desenvolvidas: i) solução semi-automatizada a partir de VBA (Visual Basic for Applications) e ii) aplicativo para celulares. Alunos dos cursos de Farmácia, Engenharia Elétrica e Engenharia Química integraram uma nova startup denominada “CHECK Acesso Fácil”. Esse sistema está em teste no Hospital Veterinário da UFPR para fazer a gestão de todos os médicos veterinários residentes e demais funcionários. Desta forma, através deste trabalho interdisciplinar a partir da Metodologia Startup Experience, foi possível realizar a capacitação de alunos universitários com as competências de gestão de projeto, soft skills, inovação, empreendedorismo, interdisciplinaridade e extensão tecnológica inovadora com a criação de uma solução que permite, através do monitoramento de acessos, o controle da saúde de equipes de trabalho em empresas e, até mesmo, alunos e professores em universidades e escolas.


Palavras-chave


controle de acessos; aplicativo; startup; interdisciplinaridade, COVID-19

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80595