Open Journal Systems

A inclusão digital de pessoas idosas em momento de pandemia: relato de experiência de um projeto de extensão

Tainá Maria Silva Deodoro, Lilian Dias Bernardo, Allana Karoline Chaves da Silva, Taiuani Marquine Raymundo, Isabela Vinharski Scheidt

Resumo


Objetivo: apresentar o desenvolvimento de um projeto de inclusão digital para idosos realizado em um ambiente virtual de aprendizagem. Métodos: Relato de experiência sobre o desenvolvimento de um projeto remoto de inclusão digital para idosos ofertado em Curitiba e Rio de Janeiro. Os participantes foram convidados por meio de grupos no WhatsApp® e divulgação nas redes sociais. Os critérios para participação foram: ter 60 anos ou mais, possuir Smartphone com acesso à internet, capacidade para baixar o aplicativo Google Meet® e habilidade para enviar mensagens pelo WhatsApp®. Foram realizadas quatro oficinas para o uso de Smartphones, entre abril de 2020 e janeiro de 2021, duas em Curitiba e duas no Rio de Janeiro. Os encontros foram conduzidos por 19 estudantes do curso de Terapia Ocupacional. Resultado: Participaram das oficinas 47 idosos, com idades entre 61 e 85 anos, a maioria do sexo feminino. Na análise dos relatos, as barreiras indicadas pelas monitoras que conduziram as oficinas estiveram relacionadas à própria tecnologia, ao ambiente, ao processo de ensino e aprendizagem e decorrentes de fatores pessoais. Como facilitadores, destacaram-se a confecção do material instrucional em vídeo, a troca da plataforma de ensino, a possibilidade de reagendamento dos encontros e a divisão de tarefas em duplas. Conclusão: Com o contexto da pandemia, o projeto de inclusão digital ocorreu no formato virtual e evidenciou a importância enquanto prática para promover o uso da tecnologia, o aprendizado e desenvolvimento de competências e, principalmente, favorecer a inclusão social dos idosos em momentos adversos.


Palavras-chave


Pessoa Idosa; Inclusão Digital; Ambiente Virtual de Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, G.M.O.; YASSUDA, M.S.; CACHIONI, M. Inclusão digital com tablets entre idosos: metodologia e impacto cognitivo. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 20, n.2, p. 384-401, 2019.

AOTA. AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Occupational therapy practice framework: Domain and process. American Journal of Occupational Therapy, v. 74, n.2 (supl), p. 7412410010p1-7412410010p87, 2020.

BALL, C. et al. The physical–digital divide: Exploring the social gap between digital natives and physical natives. Journal of Applied Gerontology, v. 38, n. 8, p. 1167-1184, 2019.

BORGES, G. R. et al. Um estudo preliminar dos fatores perceptivos subjacentes da preferência dos brasileiros por aparelhos celulares. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, p. 255-269, 2016.

CALLOW, M. A.; CALLOW, D. D.; SMITH, C. Older adults’ intention to socially isolate once COVID-19 stay-at-home orders are replaced with “Safer-at-Home” public health advisories: A survey of respondents in maryland. Journal of Applied Gerontology, v. 39, n.11, p. 1175-1183, 2020.

CASTRO, C. S. S. et al. Distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, uso de tecnologias e seus impactos para os idosos no Brasil. Population Horizons - LARNA Special Issue, p. 1-10, 2020.

DAVID, M. E.; ROBERTS, J. A. Smartphone Use during the COVID-19 Pandemic: Social Versus Physical Distancing. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 3, p. 1-8, 2021.

DOLL, Johannes; RAMOS, Anne Carolina; BUAES, Caroline Stumpf. Educação e envelhecimento. Educação & Realidade, v.40, n.01, p.09-17, 2015.

EYNON, R.; MALMBERG, L. E. Lifelong learning and the Internet: Who benefits most from learning online?. British Journal of Educational Technology, v. 52, n. 2, p. 569-583, 2021.

FLAUZINO, K. L. et al. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, 2020.

GRÁCIO, R. Museums working with older people in times of pandemic. Working with Older People, v. 24, n. 4, p. 313-319, 2020.

IYENGAR, K. et al. COVID-19 and applications of smartphone technology in the current pandemic. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, v. 14, n. 5, p. 733-737, 2020.

KHILNANI, A.; SCHULZ, J.; ROBINSON, L., "The COVID-19 pandemic: new concerns and connections between eHealth and digital inequalities", Journal of Information, Communication and Ethics in Society, v. 18, n. 3, p. 393-403, 2020.

LARSSON-LUND, M.; NYMAN, A. Occupational challenges in a digital society: A discussion inspiring occupational therapy to cross thresholds and embrace possibilities. Scandinavian journal of occupational therapy, v. 27, n. 8, p. 550-553, 2019.

MARTINI, R. Inclusão digital & inclusão social. Inclusão social, v. 1, n. 1, p. 21-23, 2005.

MACHADO, L. R. et al. Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD-Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 903-921, 2016.

MENDES, J. R. et al. Ações educativas em alimentação e nutrição através de tecnologias digitais para um grupo de idosos durante pandemia de Covid-19. Raízes e Rumos, v. 8, n. 1, p. 223-233, 2020.

NUNES, A. L. P. F.; DA CRUZ SILVA, M. B. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

PÁSCOA, G.; GIL, H. Envelhecimento e tecnologia: desafios do século XXI. In: Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). p. 19-22. Coimbra, Portugal. 2019.

PÁSCOA, G.; GIL, H. Envelhecimento e competências digitais: um estudo em populações 50+. Revista Kairós–Gerontologia, v. 20, p. 31-56, 2017.

RAYMUNDO, T.; GIL, H.; BERNARDO, L. Desenvolvimento de projetos de inclusão digital para idosos. Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 24, n. 3, p. 22-44, 2019.

SANDARS, J. et al. Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, v. 9, p. n.1, p. 1-14, 2020.

SEIFERT, A.; COTTEN, S. R.; XIE, B.. A double burden of exclusion? Digital and social exclusion of older adults in times of COVID-19. The Journals of Gerontology: Series B, v. 76, n. 3, p. 99-103, 2021.

TAVARES, M. M. K..; DE SOUZA, S. T. C. Os idosos e as barreiras de acesso às novas tecnologias da informação e comunicação. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2012.

XIE, B. et al. When Going Digital Becomes a Necessity: Ensuring Older Adults’ Needs for Information, Services, and Social Inclusion During COVID-19. Journal of Aging & Social Policy, v. 32, n. 4-5, p. 460-470, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80577