Uso da ventilação natural como estratégia para redução de riscos na transmissão da Covid-19 em salas de aula: relatos de estudos em escolas municipais de Londrina-PR

Autores

  • Pedro Henrique Bruder Decker Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Beatriz Dinardi dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Giovana Domingos Araujo Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Jhony Wesley Lemes Macedo Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Kauana Caroline de Freitas Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Lorena Mizue Kihara Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Milena Escapilato Fernandes Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Verônica Aparecida Agassi Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Vinicius Vieira Salles Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Vitor Trigueiros Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná
  • Claudia Donald Pereira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná https://orcid.org/0000-0003-3847-0174
  • Thalita Gorban Ferreira Giglio Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná https://orcid.org/0000-0002-4609-0705
  • Camila Gregório Atem Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná https://orcid.org/0000-0003-1829-1152

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80574

Palavras-chave:

COVID-19. Ventilação Natural. Salas de aula.

Resumo

A ventilação natural em salas de aula se configura como um importante mecanismo de diluição e remoção dos aerossóis que contêm o vírus SARS-CoV-2, transportados pelo ar. O presente estudo, de caráter extensionista, teve como principal objetivo dar suporte aos gestores das escolas municipais da cidade de Londrina-PR quanto às questões ligadas à ventilação natural das salas de aula no período vigente da pandemia, visando segurança sanitária aos alunos, professores e funcionários. Neste contexto, duas ações, integradas à Secretaria Municipal da Educação da cidade, foram realizadas: a criação de um vídeo instrucional de apoio ao protocolo de biossegurança da prefeitura, destacando a importância da ventilação natural dentro das salas de aula; e estudos técnicos de cálculo da renovação de ar em salas de aula, com a determinação do número máximo de alunos. Para o desenvolvimento das ações, a estratégia foi o envolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão permitindo a atuação do grupo de alunos de engenharia civil e arquitetura em estudos técnicos realizados nas escolas municipais Edmundo Odebrecht e Tarumã. As análises finais foram norteadas por parâmetros técnicos definidos pela Anvisa e por estudos internacionais que classificam a qualidade do ar de acordo com a quantidade de trocas de ar por hora nas salas de aula. Ao final sugere-se a limitação diferenciada da ocupação máxima de alunos nas salas, de acordo com as condições de ventilação de cada uma, para reduzir as chances de contaminação por COVID-19.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Bruder Decker, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de Mestrado do Programa de Pós graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina

Beatriz Dinardi dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Giovana Domingos Araujo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Jhony Wesley Lemes Macedo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Kauana Caroline de Freitas, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Lorena Mizue Kihara, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Milena Escapilato Fernandes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Verônica Aparecida Agassi, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Vinicius Vieira Salles, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Vitor Trigueiros, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Discente do curso de engenharia civil da UEL

Claudia Donald Pereira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Áreas: Eficiência Energética em Edificações, Desempenho térmico de edifícios.

Thalita Gorban Ferreira Giglio, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo. Curso de engenharia civil.Professora do Programa de Pós graduação em Engenharia Civil da UEL

área: Eficiência Energética em Edificações, Desempenho térmico de edifícios.

Camila Gregório Atem, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina, Centro de tecnologia e Urbanismo. Curso de Engenharia Civil. Professora do Programa de Pós graduação em Engenharia Civil da UEL

área: Desempenho térmico das edificações e sustentabilidade

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Decker, P. H. B., dos Santos, B. D., Araujo, G. D., Macedo, J. W. L., de Freitas, K. C., Kihara, L. M., … Atem, C. G. (2021). Uso da ventilação natural como estratégia para redução de riscos na transmissão da Covid-19 em salas de aula: relatos de estudos em escolas municipais de Londrina-PR. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80574

Edição

Seção

Relato de Experiência