Construção de materiais formativos digitais inclusivos: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.80492Palavras-chave:
Inclusão. Materiais digitais, Audiodescrição, Libras, ExtensãoResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar o processo de construção de materiais multimidiáticos inclusivos, em formato de vídeos e art post, destinados à formação docente. Estas ações são desenvolvidas em dois projetos de extensão que fazem parte do Observatório XXX (suprimido para não identificar os autores). A partir da reestruturação dos projetos, em função da pandemia de coronavírus, identificou-se a necessidade de criar materiais multimidiáticos e que estes fossem inclusivos. No texto, são descritos os tipos de materiais produzidos, os meios empregados para torná-los inclusivos e os produtos derivados deste processo, como o Manual de Art Post e o Manual de Editoração de Vídeos, que se tornaram base para a produção de materiais futuros para todo o grupo. Destacam-se as possibilidades e os desafios encontrados, como a inserção da Audiodescrição nos materiais. Sugere-se que todos os outros projetos de extensão tenham a inclusão como meta, planejando-se a inclusão da interpretação em Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição como elementos essenciais das atividades extensionistas.
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