Open Journal Systems

Nivelamento de matemática: uma alternativa para o ensino remoto

Danilene Gullich Donin Berticelli, Simone Francisco Ruiz, Eddy Oliveira, Bruna Larissa Tuom, Aline Mendes Lopes, Ana Maria Batista, Taís de Souza Silva, Renan Roberto de Marchi, Bárbara Strey Wagner

Resumo


O presente trabalho pretende relatar a experiência vivenciada no Curso de Extensão “Nivelamento de Matemática para o ensino Superior”, que foi adaptado para o ensino remoto durante o período de pandemia ocasionado pela Covid-19. O curso teve como objetivo auxiliar os alunos das séries finais do ensino médio bem como  ingressantes no ensino superior no que diz respeito às dificuldades apresentadas por eles nas disciplinas de matemática que compõe a grade curricular do ensino médio e de graduações. Paralelamente o curso buscou proporcionar a experiência da docência aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR- Setor Palotina em atividades extracurriculares, tendo em vista que estes foram os ministrantes do curso. Com uma proposta inicial organizada para o ensino presencial, o isolamento social imposto pela pandemia implicou na adaptação do curso para a versão remota. Neste contexto, foi necessário repensar as metodologias do curso para que sua realização fosse possível, adaptando-se ao formato virtual.  A versão remota do curso mostrou que, embora os estudantes prefiram o formato de aulas no modo presencial, é possível reinventar a sala de aula e adequá-la para que, tanto alunos quanto professores, continuem dialogando e desempenhando o seu papel com qualidade.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Ensino remoto; Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


FARIAS, Isabel Maria Sabino. [et al.]. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEYWLY, Bernard. Saberes: Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (Coleção Contextos da Ciência, pp.113-172, trad. Viviane Barros Maciel e Wagner Rodrigues Valente). São Paulo: Editora Livraria da Fïsica, 2017.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na prática pedagógica. In: Interfaces Científicas. Aracaju. V. 10. n.1. p. 41-57. Número Temático - 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em março de 2021.

NÓVOA, Antônio. (org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. In: Acta Scientiae. Canoas. v. 19. n. 2. p. 224-235. Mar./abr. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2816/2299. Acesso em março de 2021.

ZANCAN, Sabrina. Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14111. Acesso em março de 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80104