Atividade de Aprendizado Integradora do curso de Design de Produto da UFPR: proposta de ensino-pesquisa-extensão em resposta à pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.79232Palavras-chave:
Design, Ensino Remoto Emergencial, Equipamento de Proteção Individual.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma atividade de aprendizado integradora desenvolvida no curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no contexto da pandemia de COVID-19. A atividade teve como tema o projeto de equipamentos de proteção individual infantis, e foi concebida para integrar ensino (graduação), pesquisa (pós-graduação) e extensão (envolvimento da comunidade externa). Seu desenvolvimento adotou uma metodologia projetual em quatro etapas (informacional, conceitual, detalhamento e comunicação), e assumiu o formato de ensino remoto emergencial, utilizando tecnologias como videoconferências e ferramentas de planejamento e colaboração para trabalho remoto em equipe. Além de membros da comunidade interna da UFPR, participaram da atividade docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará e de membros de uma empresa parceira, a ÖUS. A atividade resultou em quatro soluções de design com potencial de implementação, sendo que uma delas já se encontra em produção. Além disso, teve impacto bastante positivo na integração entre docentes e discentes, e entre as instituições envolvidas. A partir da avaliação dessa experiência, acreditamos que esse formato tem potencial para viabilizar a implementação da curricularização da extensão.
Downloads
Referências
AHMAD, Lina; SOSA, Marco; MUSFY, Karim. Design Teaching Methodology During the Global COVID-19 Pandemic. Interiority, v. 3, n. 2, 2020. P. 163-184. Disponível em: <https://interiority.eng.ui.ac.id/index.php/journal/article/view/100>. Acesso em: 03 fev. 2021.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto. São Paulo: Blücher, 2013.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Portaria MTb n.º 877. 24 outubro 2018. NR 6 -Equipamento de proteção individual - EPI. Disponível em: <http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/nr-06-atualizada-2018.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020.
______. Ministério da Educação. Portaria Nº 343. 17 março 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 >. Acesso em: 24 jul. 2020.
______. Ministério da Educação. Resolução Nº 7. 18 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808>. Acesso em: 5 nov. 2020.
CE é estado com mais mortes atestadas em 24 h; Brasil chega a 11.519 óbitos. UOL, São Paulo, 11 maio 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/11/coronavirus-covid19-casos-mortes-brasil-11-maio.htm>. Acesso em: 23 jul. 2020.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1>. Acesso em: 16 jun. 2020.
LAWSON, Danielle F.; STEVENSON, Kathryn T.; PETERSON, M. Nils; CARRIER, Sarah J.; STRNAD, Renee L.; SEEKAMP, Erin. Children can foster climate change concern among their parents. Nat. Clim. Chang., n.9, 2019. p. 458–462. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/s41558-019-0463-3>. Acesso em 16 jun. 2020.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para Configuração de Produtos Industriais. São Paulo: Blücher, 2001.
PALHARES, Isabela. 60% das universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena. Folha de S. Paulo online, São Paulo, 31 mar. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/60-universidades-federais-rejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena.shtml?origin=uol>. Acesso em 17 jun. 2020.
ROSSI, Emilio; DI NICOLANTONIO, Massimo; MINCOLELLI, Fabrizio Ceschin Giuseppe; SANTOS, Aguinaldo dos; JACQUES, Cindy Kohtala Edu; CIPOLLA, Carla; MANZINI, Ezio. Special issue editorial. Design Contributions for the COVID-19 Global Emergency (Part 1): Empirical Approaches and First Solutions. Strategic Design Research Journal, v.13, n.3, set-dez 2020. P. 295-311. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/sdrj.2020.133.01>. Acesso em: 03 fev. 2021.
SPITZ, Rejane Spitz; DÍAZ, Jose Rafael González; CALLEJA, Sebero Ugarte; MEYTHALER, Amparo Álvarez; ABRIL, Xavier Barriga; IDIÁQUEZ, Julio Membreño. Towards a "better normal": educational experiences in Design in Latin America during the COVID-19 pandemic. Strategic Design Research Journal, v.13, n.3, set-dez 2020. P. 564-576. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/sdrj.2020.133.21>. Acesso em: 03 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR. Rede Combate COVID19. 2020a. Disponível em: <https://redecovid.ufpr.br/portal/a-rede/>. Acesso em: 15 jun. 2020.
______. RESOLUÇÃO No 26/2020-CEPE. 17 março 2020b. Disponível em: <http://www.sept.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolucao-26-2020-CEPE.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.
______. RESOLUÇÃO No 44/2020-CEPE. 04 maio 2020c. Disponível em: <http://www.sept.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolucao-44-2020-CEPE.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.
WORLD DESIGN ORGANIZATION. Definition of industrial design. 2021. Disponível em: <https://wdo.org/about/definition/>. Acesso em: 03 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

