Open Journal Systems

Metodologias ativas na graduação em fisioterapia neurofuncional infantil: um relato de experiência no processo ensino-aprendizagem

Rubia Nara Verza Goes Zampieri, Ana Luiza Pedrini Muzeka, Emilly Batista, Vera Lúcia Israel

Resumo


O objetivo deste estudo é relatar a percepção de estudantes de graduação do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em relação às Metodologias Ativas (MA) da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que fundamentaram os saberes e habilidades desenvolvidas na disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I.As aulas e atividades que constituíram a disciplina foram identificadas e agrupadas de acordo com a metodologia pedagógica pertencente. O resultado foi a identificação das metodologias ativas designadas por  Aprendizagem Autodirigida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aula Prática dentro da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I. A partir desse agrupamento, as estudantes relataram suas vivências frente a cada metodologia e os relatos foram categorizados por aproximações semânticas baseadas em análise de conteúdo.  Foi constatado que além do desenvolvimento de habilidades de análise e reflexão, e qualidades como autonomia e trabalho em equipe, o uso das metodologias ativas proporcionou a melhor compreensão da inserção profissional do fisioterapeuta dentro das reais necessidades da comunidade escolar nesta fase da infância. Dessa forma, o uso das metodologias ativas dentro da graduação em Fisioterapia garante novas perspectivas de aprendizados, incitando no estudante o raciocínio clínico de atenção à saúde em todo o desenvolvimento infantil além das características necessárias para se tornar um profissional capaz de atuar em todos os cenários reais permitindo a interação entre saúde e  educação.

Palavras-chave


Fisioterapia; Educação; Metodologia; Aprendizagem; Desenvolvimento Infantil

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCASTRO, L.H. A Aprendizagem por projetos como uma via possível a produção de conhecimentos no ensino superior. Divers@! , v. 10, n. 1, p. 28, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. p. 45 - 53.

BEHRENS, M. A.; JOSÉ, E. M. A. APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 77-96, jul. 2001. ISSN 1981-416X. Disponível em:

. Acesso em: 15 mai. 2020.

BEHRENS, M. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. IN: BEHRENS, M; MORAN, J. M; MASETTO, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: PENSO, 2014.

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 22, n. 83, p. 263-294, June 2014. Disponível em:

. Acesso em: 15 mai. 2020.

BOSSINI, E. dos S. et al. Estratégias de ensino e aprendizagem no processo de formação do fisioterapeuta. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 5, n. 1, p. 57–64, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Fisioterapia. Resolução CNE/CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro para descobrir: relatório para a Comissão da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2000. p. 89-102.

FRANKENBURG, W. K. The Denver II: a major revision and restandardization of the Denver Developmental Screening test. Pediatrics. 1992;89(1):91-7.

MASSON, T.J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. sn, 2012. p. 13.

NEGRO‐DELLACQUA, M. et al. Potencialidades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de Fisioterapia: visão discente. Research, Society and Development, v. 8, n. 5, p. 2, 2019.

OLIVEIRA, C. M. de; MARQUES, V. F.; SCHRECK, R. S. C. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: Relato de Experiência. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 9, n. 19, p. 674–684, 2018.

PAIVA, M. R. P. et al. Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.15, n.02, p.145-153, 2016 .

PEREIRA, S. et al. A Experiência de usar a Aprendizagem Baseada em Projetos como Metodologia Ativa no Programa Educacional através do Trabalho para a Saúde no Treinamento de práticas profissionais. DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde , v. 12, n. 4, p. 881-898, 2017.

PIPER, M. C. et al. Construction e validation of the Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Canadian Journal of Public Health, Ottawa, v. 83, no. 2, p. 46-50, July/Aug.1992.

ROMAN, C. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical & Biomedical Research, v. 37, n. 4, 2017. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2020.

SIMON, F. C.; FRANCO, L. F. de R. Estudo das metodologias ativas no ensino superior: revisão sistemática. Boletim Técnico do Senac, v. 41, n. 1, p. 24–35, 2015.

SOUZA, C. D. F. de.; ANTONELLI, B. A.; OLIVEIRA, D. J. de. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, n. 2, p. 659–677, 2016.

SOUZA JUNIOR, A. C. de. et al. Relato de experiência das aulas práticas supervisionadas em fisioterapia respiratória: síndrome hallervorden spatz. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, 2017.

VAN LANKVELD, W. et al; Self-regulated learning in physical therapy education: a non-randomized experimental study comparing self-directed and instruction-based learning. BMC Med Educ 19, 50 (2019).




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i26.78792