E-mentoring na pandemia da COVID-19: percepção dos alunos ingressantes de Fonoaudiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.78037

Palavras-chave:

Educação, Fonoaudiologia, Tutoria, Educação superior, Infecções por Coronavirus

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção e benefício dos alunos ingressantes do curso de Fonoaudiologia para o programa e-mentoring, realizado durante o período de isolamento social da pandemia da COVID-19. Foram realizados 15 encontros, durante os meses de março a junho de 2020, de forma on-line, juntamente com três mentores e uma peer. Após a conclusão do programa, os acadêmicos foram instruídos a responder um formulário sobre a percepção do programa. Como resultados tivemos 26 alunos que responderam ao formulário e todos foram congruentes ao apontarem que o e-mentoring trouxe benefícios ao processo de inserção e adaptação à Universidade. As estratégias de ensino-aprendizado foram facilitadas e os conteúdos discutidos foram adequados, conforme apontamento de 96,2% dos alunos participantes. Diante da pandemia da COVID-19, 96,2% também disseram que o programa e-mentoring foi “muito importante” no processo de adaptação ao ambiente universitário.  Observa-se que o programa implementado de forma on-line, obteve apontamentos positivos ao ponto de vista dos benefícios trazidos aos alunos no processo de inserção ambiental na Universidade. O e-mentoring além de auxiliar na ambientalização e socialização dos alunos com seus pares, favoreceu também estratégias de ensino e aprendizagem.

Referências

BELLODI, P. L.; MARTINS, M. A. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

REASON, R. D.; TERENZINI, P. T.; DOMINGO, R. J. First things first: developing academic competence in the first year of college. Research in Higher Education, v. 47, n. 2, p. 149-75, 2006.

ELMER, T.; MEPHAM, K.; STADTFELD, C. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. PLoS One, v. 15, n. 7, p. e0236337, 2020.

PANÚNCIO-PINTO, M.; COLARES, M. F. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina (Ribeirao Preto Online) [Internet], v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015.

RODRÍGUEZ-PLANAS, N. Longer-Term Impacts of Mentoring, Educational Services, and Learning Incentives: Evidence from a Randomized Trial in the United States. American Economic Journal: Applied Economics, v. 4, n. 4, p. 121-39, 2012.

AGUILAR-DA-SILVA, R. H.; PERIM, G. L.; ABDALLA, I. G.; COSTA, N. M. D. S. C.; LAMPERT, J. B.; STELLA, R. C. R. Abordagens pedagógicas e tendências de mudanças nas escolas médicas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, supl. 1, p. 53-62, 2009.

MILLS, K. Benefits and characteristics of mentoring students and young professionals. Perspectives on Administration and Supervision, v. 18, n. 2, p. 67-73, 2008.

ALPES, M. F.; WOLF, A. E. Tutoria acadêmica (“mentoring”): relato de experiência de um tutorado a tutor. Revista Extensão em Foco [Internet], n. 16, p. 90-8, 2018.

ALPES, M. F.; CORSI, L.; WOLF, A. E. Programa de tutoria (“mentoring”): percepções de graduandos do curso de fonoaudiologia. Revista Extensão em Foco [Internet], n. 19, p. 61-71, 2019.

HARRIS, J. I.; WINSKOWSKI, A. M.; ENGDAHL, B. E. Types of workplace social support in the prediction of job satisfaction. The career development quarterly, v. 56, n. 2, p. 150-6, 2007.

ALLEN, T.D.; EBY, L. T.; POTEET, M. L.; LENTZ, E.; LIMA, L. Career benefits associated with mentoring for protégeé: a meta-analysis. Journal of Applied Psychology, v. 89, n. 1, p. 127-36, 2004.

PAMPLONA, M. C.; YSUNZA, P. A.; SARRE, P.; MORALES, S.; STERLING, M. The effectiveness of mentoring speech and language pathology students when they face patients with cleft palate. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 79, n. 10, p. 1708-13, 2015.

TANG, W.; HU, T.; HU, B.; JIN, C.; WANG, G.; XIE, C. et al. Prevalence and correlates of PTSD and depressive symptoms one month after the outbreak of the COVID-19 epidemic in a sample of home-quarantined Chinese university students. Journal of Affective Disorders, n. 274, p. 1–7, 2020.

KAPAROUNAKI, C. K.; PATSALI, M. E.; MOUSA, D. V.; PAPADOPOULOU, E. V. K.; PAPADOPOULOU, K. K. K.; FOUNTOULAKIS, K. N. University students' mental health amidst the COVID-19 quarantine in Greece. Psychiatry Research, v. 290, p. 113111, 2020.

KANASKIE, M, L. Mentoring--a staff retention tool. Critical care nursing quarterly, v. 29, n. 3, p. 248-52, 2006.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Simões, H. de O., Lunardelo, P. P., Lippi, V. C., & Wolf, A. E. (2021). E-mentoring na pandemia da COVID-19: percepção dos alunos ingressantes de Fonoaudiologia. Extensão Em Foco, (23). https://doi.org/10.5380/ef.v0i23.78037

Edição

Seção

Relato de Experiência