Ervaterapia: Horta comunitária com ervas medicinais.
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.77366Palavras-chave:
extensão, saúde, meio ambiente, educaçãoResumo
As hortas comunitárias são espaços para reflexão sobre a produção e consumo de alimentos, atuam como um meio de promover a integração dos alunos com a comunidade, enfatizando a conscientização ambiental e a educação alimentar. Com a intenção de atingir tais objetivos, em 2018 foi criado o programa de extensão Ervaterapia, que visa criar canteiros de ervas medicinais e promover a integração entre alunos e comunidade externa. O trabalho foi realizado através da distribuição de mudas para a comunidade, palestras, oficinas, e criação de canteiros em escolas municipais de Brusque. Além disso, os alunos do IFC Brusque criaram uma história em quadrinhos chamada “Super Ervas”, que posteriormente foi utilizada em aulas de leitura. Pôde-se observar a conscientização da comunidade quanto a importância das ervas medicinais, pois houve uma crescente procura pelos produtos naturais, com a finalidade de amenizar sintomas como gripe, cólicas menstruais, dores de cabeça, ansiedade, entre outros, diminuindo o consumo de remédios alopáticos que apresentam diversos efeitos colaterais. Observou-se também a compreensão das crianças em relação aos cuidados com as plantas por meio da criação de canteiros de ervas medicinais nas escolas e da leitura das histórias em quadrinhos. Além disso, foram distribuídas aproximadamente 300 mudas para toda a comunidade, dentre elas: camomila, poejo, estévia, funcho, tomilho, hortelã, erva cidreira, manjericão, orégano e lavanda. Conclui-se que o projeto promoveu conscientização sobre uma maneira alternativa de tratar males cotidianos através das ervas medicinais, instruindo como usá-las, formas de plantio e os benefícios que elas trazem para a saúde humana.
Referências
ADAMUCHIO, Lais Gama et al. Aspectos gerais sobre a cultura da Lavanda (Lavandula spp.) Rev. Bras. Pl. Med., São Paulo, v. 19, n. 4, p. 519 - 523, 2017.
AQUINO, Daniela Silva. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência & Saúde Coletiva, Sup. 13, p. 733 - 736, 2008.
AVILA, Caio Viktor et al. MediBot: Um chatbot para consulta de riscos e informações sobre medicamentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE, n° 19, 2019, Niterói. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019, p.1 – 6.
BARRETOS, A. M. C.; TOSCANO, B. A. F.; FORTES, R. C. Efeitos do gengibre (Zingiber officinale) em pacientes oncológicos tratados com quimioterapia. Comun. ciênc. saúde, v. 22, n. 3, p. 257 - 270, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_promocao_uso_racional_medicamentos.pdf Acesso em 18 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 10, de 09 de março, Brasília, 2010.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0010_09_03_2010.html
Acesso em 15 out. 2019.
CARNEIRO, Fernanda Melo et al. Tendências dos estudos com plantas medicinais no Brasil. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais – UEG/Câmpus de Iporá, v.3, n. 2, p. 44 - 75 – jul/dez 2014
DOS SANTOS, Regina Cristina et al. A Importância do Farmacêutico para o uso Racional de Medicamentos em Crianças e Adolescentes. Rev. Saúde Com., v. 09, n. 04, p. 253 - 263, 2013.
FIGUEREDO, Climério Avelino de; GURGEL, Idê Gomes Dantas; GURGEL JUNIOR, Garibaldi Dantas. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 381 - 400, 2014.
FIRMO, Wellyson da Cunha Araújo et al. Contexto Histórico, Uso Popular e Concepção Científica sobre Plantas Medicinais. Cad. Pesq, São Luís, v. 18, p. 90 – 95, 2011.
GANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas: 1. Ed. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 2014.
LORENZI, H.; MATTOS, F.J.A. Plantas Medicinais do Brasil: Nativas e Exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. 512p.
MARTINS, Joeferson Reis et al. Armazenamento de sementes de Alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.). Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 16, n. 4,p. 789-793, 2014.
RUIZ, Ana Lúcia T. G. et al. Farmacologia e Toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides. Rev. bras. farmacogn., João Pessoa , v. 18, n. 2, p. 295-300, 2008.
STEFFEN, José Clemente. Plantas Medicinais - Usos Populares Tradicionais. 2010
Disponível em: http://www.anchietano.unisinos.br/publicacoes/botanica/avulsas/clemente.pdf
Acesso em: 01 ago. 2019.
TREVISO, Vanessa Cristina, ALMEIDA, José Luis Vieira. O conhecimento em Jean Piaget e a educação escolar. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, v. 1, n. 1, p. 233 - 244, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional