Salas de Espera na Atenção Primária à Saúde: Ensino-Aprendizagem de Estudantes Universitários Aliado à Educação Popular
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.77074Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Educação interprofissional, Relações Comunidade-Instituição, Estratégia Saúde da Família.Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de realização de três salas de espera por estudantes de graduação, em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Trata-se do relato de experiência de um projeto de extensão universitária com dinâmicas em salas de espera em serviço da APS. Os propositores e executores das atividades foram membros de uma Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade vinculada ao curso de medicina de uma Universidade Federal. Elementos disparadores como cartuns e músicas foram utilizados para realização das dinâmicas. Como resultados, os estudantes conduziram as três salas de espera abordando, respectivamente, os temas saúde mental, arboviroses e suicidalidade. As experiências permitiram o diálogo com a população e equipe de saúde da UBSF sobre os temas, pois em todas as atividades as falas dos usuários do serviço foram incentivadas, expondo seus conhecimentos acerca dos temas. Ao final, o projeto de extensão possibilitou aos estudantes exercitar habilidades de comunicação interpessoal. Além disso, a execução das atividades permitiu valorização de princípios de Educação Popular em Saúde.
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