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PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: ATIVIDADES EDUCATIVAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ana Caroline Felix de Souza, Aline Pesaski, Ana Julia Lisboa Dias de Oliveira, Angela Maria Pereira da Silva, Anthony do Carmo Zeferino, Eduardo Oliveira Hayasi, Ellen Larissa Bail, Gabrieli Justino Batista, Jenifer Leticia Lourenço Santos, Juliana Carminatti Forekevicz, Nandara Lopes dos Santos, Natalye Victoria da Costa Arsie, Priscila de Fátima Mendanha Klitzke, Rúbia Baÿerl, Vanessa Silva de Quevedo, Ariani Cavazzani Szkudlarek, Viviane Jarek

Resumo


Doenças cardiovasculares (DCV) fazem parte das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), as quais são responsáveis por 17 milhões de mortes ao ano. Estas são predispostas por fatores de risco relacionados a maus hábitos de vida. O artigo objetivou descrever a realização de um projeto de extensão universitária de educação em saúde e prevenção de DCVs com um público adolescente de escolas públicas do Paraná. Ao todo, 243 alunos do ensino médio participaram de uma intervenção (conversa e jogo de tabuleiro) sobre prevenção de DCVs. O questionário CARRF-KL foi utilizado como instrumento de avaliação pré e pós-intervenção. A análise dos dados constatou que maior parte dos alunos apresentou aumento de respostas corretas depois da intervenção. As respostas objetivas e subjetivas colhidas pelo estudo constataram o importante papel da intervenção na conscientização estudantil, fazendo com que a abordagem preventiva seja positiva para a saúde dos adolescentes.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Fisioterapia; Prevenção Primária; Doenças crônicas não transmissíveis; Doenças Cardiovasculares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i22.74687